TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manipulação e Persuasão

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 7

Manipulação e Persuasão

Após a visualização do filme observado em aula, “O Triunfo dos Porcos” deparei-me com vários temas que podem ser abordados ao longo deste filme. Este filme consiste numa metáfora à vida do Homem, utilizando a manipulação e a persuasão como principais matérias retratadas.

O filme retrata a vida de animais numa quinta pertencente a um homem, Sr.Jones, de mau caracter, desprezível e teimoso, tratando de forma cruel os seus animais.  Certa noite o animal mais velho da quinta, o mais sábio dos porcos Major, convocou uma reunião para que todos em conjunto, lutassem pelos seus direitos na quinta, como acesso à comida e a boa qualidade em cada “dormitório”.  Na parte final da reunião o velho Major deixa bem explícito para que nenhum dos animais adote as atitudes repreensíveis do Homem,  tal como se observava com Sr.Jones, sendo a reunião encerrada com a morte deste sábio porco. Com tal discurso, os animais dão início a uma revolta na quinta contra Sr.Jones levando-o a sair de sua própria casa, tomando então por completo a quinta onde viviam.

De seguida os animais criam regras, entre as quais “todos os animais são iguais” ou “nenhum animal deverá matar outro animal”, o que a meu ver foi benéfico para a sociedade destes animais na quinta e que por tempos manteve a paz e o sossego por aquelas bandas. Os mesmos que então dependiam apenas de si próprios começaram a prosperar, cultivando os seus próprios alimentos e trabalhando de forma igualitária entre todos, desntacando-se ainda assim o bravo e forte cavalo Sansão.

No entanto, com a morte de Bola de Neve (o porco que liderava todos os animais)  provocada por raivosos cães a mando de Napoleão, este clima de sossego e entreajuda veio-se a alterar, uma vez que com Napoleão na liderança tais regras que definiam a paz na quinta foram esquecidas e observava-se um cilma de terror e medo entre os animais, uma vez que este recorria à violência quando achava que algo não estava correto ou quando alguém ia contra os ideais deste ditador.

No final verifica-se a morte de Napoleão aquando duma reunião com os seus sócios, sendo morto pelos outros animais da quinta, acabando então por morrer ganancioso e na luxúria.

Os atos de persuasão e manipulação pouco ou nada são verificados no início deste filme, já que a sociedade destes animais, era isso mesmo, uma sociedade equalitária e livre de opiniões, mas no entanto comprova-se tais conceitos quando o porco Bola de Neve tenta fazer os outros animais acreditarem que não irão mais sofer como em tempos sofreram, assim convenceram os animais a trabalharem arduamente para terem uma vida dependente de si mesmos.  Exemplos de persuasão são o discurso do velho Major de que uma revolução é o melhor a fazer para darem fim a tal sofridão, o que acaba por acontecer, ou no discurso de Bola de Neve que alega que se estes trabalharem afincadamente no projeto de construção de um moinho terão inúmeras vantagens a seu dispor. Como já foi abordado, esta situação não se manteve assim por muito tempo com a chegada de Napoleão ao poder, transformando tudo numa ditadura e manipulando cada animal presente numa quinta em tempos calma. Com a remoção das regras, com a imposição de mais horas de trabalho e com o terror imposto pela violência a que os animais estavam submetidos se não estivessem de acordo com o seu supremo líder verficamos então a manipulação imposta a cada ser que habitava naquela quinta.  Na minha opinião os atos de persuasão existentes no filme têm como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida a cada tipo de animal existente na quinta, por contrário acho que a manipulação imposta por Napoleão só trouxe problemas, baixando o lível de vida dos animais para apenas fazer o seu nível de vida subir, transformando uma sociedade equalitária numa ditadura.

[pic 1]

O ato de manipular alguém levando a pessoa a crer no mesmo que nós , convencendo-a de algo que podendo não ser correto, e algo que vá contra os ideais do indivíduo achamos que nos poderá trazer a nós próprios algo de proveitoso está presente nos discursos polítcos por exemplo, ou qualquer outro discurso que nos tente convencer de algo. A manipulação utiliza então a retórica de forma inadequada.  Já a persuasão em busca de obter uma maior adesão , é tanto maior quanto maior e de forma mais adequada for o uso da retórica, levando a pessoa a decidir ou acreditar em algo sem a intenção de a prejudicar.

O discurso político é portanto uma das variadas de forma de persuadir e manipular, e um dos maiores ditadores da história mundial Adolf Hitler, não podia deixar de utilizar recorrentemente a persuasão e a manipulação como forma a alcançar o seu objetivo, acabar com a raça judaica, extinguindo-a. Este através dos seus inúmeros discursos direcionados ao povo alemão, tentava e conseguia convencê-los de que os judeus seriam indivíduos a abater e que os únicos seres perfeitos na Terra seriam os próprios alemães. Este povo que seguindo a crença manipuladora de Hitler, acabou por apoiar os seus ideais, levando à morte de milhões de judeus.  Um facto é que através da sua propaganda, Hitler lá conseguia obter o que queria, e se é conhecido como uma das pessoas menos humanas a habitar neste mundo, a verdade é que a sua capacidade de persuadir e manipular era de tal forma eficiente que levou o seu povo a matar milhões de pessoas de outro povo, ou seja, levou pessoas, humanos, a matarem outros humanos, verificando-se então o poder de manipulação deste cruel indivíduo que passou entre nós.

[pic 2]

Estes discursos políticos que têm então o objetivo de levar as pessoas a estarem do seu lado, observam-se ao longo de anos e anos, e atualmente, não deixando escapar a oportunidade de comentar a eleição do atual presidente dos Estados Unidos da América, pudemos comprovar o modo eficiente e com muito “show off” à mistura, como Donald Trump venceu as eleições a Hillay Clinton.  As promessas políticas não são muitas vezes levadas a cabo pelos candidatos nomeados, mas servem como forma de atrair pessoas a votarem nelas, e uma das promessas de Trump que correu muita tinta no mundo fora, foi a construção do muro ao longo da fronteira com o México para evitar a imigração ilegal no seu país.  Outra discurso manipulador efetuado por Donald Trump disse acabar com a guerra na Síria e Médio Oriente, levando muitas pessoas a votarem nele por pensarem que tal iria acontecer, no entanto já depois de eleito afirmou que não o iria fazer, manipulando as pessoas para que votassem nele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (275.2 Kb)   docx (238.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com