A MANIPULA O CALEIDOSCÓPIO
Por: Noemy Kaka • 27/10/2022 • Ensaio • 3.975 Palavras (16 Páginas) • 128 Visualizações
Pep-R Aplicação em Pedro. (3 anos)
6. MANIPULA O CALEIDOSCÓPIO Material: Caleidoscópio.
Administração: Mostrar à criança como olhar pelo caleidoscópio, rodando o cilindro inferior. Estender o caleidoscópio à criança e pedir-lhe para o utilizar com a ajuda de gestos (olhar e rodar).
Cotação: Sucesso - Olha pelo caleidoscópio e roda o cilindro inferior.
Emergente - Poderá ou olhar pelo caleidoscópio, ou fazer rodar o cilindro inferior, mas não as 2 coisas simultaneamente
Insucesso – Não consegue
Sugestão para substituir o caleidoscópio: câmera de brinquedo + carros
Area de Desenvolvimento: Imitação (motora).
13. MANIPULA UM FANTOCHE
Mostrar o fantoche à criança e dizer "Isto é um _(gato ou cão). Meter a mão dentro do fantoche e dizer, "Eu sou um gato (miau) / cão (au-au) vou dar-te-um beijinho". Em seguida, usando o fantoche, fingir que este dá um beijo à criança, mas sem lhe tocar. Se a criança não reagir, fingir que o gato / cão grita, ri , chora, bate palmas, etc., de modo a envolver a criança no jogo. Em seguida dar o fantoche à criança e dizer "Toma, agora és tu o gato / cão". Indicar à criança que ela deve pôr a mão dentro do fantoche e encoraja-la a usar os dedos para fazer mexer a cabeça e as patas.
Cotação:
Sucesso - Mete a mão no fantoche e movimenta a cabeça e patas como o examinador.
Emergente - Tenta imitar mas sem sucesso (põe boneco na sua mão mas não utiliza os dedos para fazer mexer a cabeça ou as patas, ou não o enfia completamente).
Insucesso - Não consegue ou não tenta meter a mão no fantoche.
Area de Desenvolvimento: Imitação (motora).
18 INTERAÇÃO LÚDICA COM OS FANTOCHES
Material: Marionetes de cachorro e gato.
Procedimento: Dê uma marionete para a criança e coloque o outro na sua mão. Diga ―Do que nós vamos brincar?‖ Encoraje a criança a representar uma estória usando as marionetes como personagens-principais. Se a criança não fizer nenhuma sugestão ou não iniciar a estória, sugira que as marionetes ―tirem uma soneca‖, dancem ou vão tomar sorvete. uma história em que põe os dois fantoches a interagir.
Passou - Representa uma estória fazendo com que as marionetes interajam entre si.
Emergente - Cria uma história com o seu fantoche sem implicar o do examinador, ou uma história que faz intervir o fantoche do examinador mas sem usar o seu próprio.
Insucesso - Não consegue ou não tenta criar uma história utilizando um dos fantoches.
Area de Desenvolvimento: Realização cognitiva.
22. IDENTIFICA 3 FORMAS GEOMÉTRICAS DE MANEIRA RECEPTIVA
Material: Uma prancha de 3 formas geométricas (circulo, quadrado e triãngulo).
Administração: Colocar as formas geométricas em cima da mesa. Dizer à criança "Dá-me o circulo". Se ela parecer não compreender o significado de "Mostra-me", "Põe a mão" ou "Onde esta?". Repetir o mesmo procedimento para o quadrado e depois para o triângulo.
Cotação:
Sucesso - Dá, mostra ou aponta correctamente para as 3 formas
Emergente - Dá, mostra ou aponta pelo menos para 1 das formas
Insucesso - Não tenta ou não é capaz de dar, mostrar Ou apontar nenhuma das formas.
Área de desenvolvimento: Realização Cognitiva.
23. COMPLETA UM PUZZLE DE ENCAIXE DE 4 OBJECTOS
Material: Quadro de formas de 4 objetos (guarda-chuva, pintinho, borboleta, pêra).
Procedimento: Coloque as formas de objetos sobre a mesa de frente para a criança. Dê uma das peças para a criança e aponta para o quadro. Se ela encaixar esta peça, dê outra. Repita o mesmo procedimento para as peças restantes. Se após um período razoável, a criança parece ter dificuldade em entender ou completar a proposta, demonstre com todas as 4 peças. Então, remova as peças e indique outra vez para que as encaixe no quadro.
Cotação:
Sucesso - Encaixa corretamente as 4 peças sem demonstração.
Emergente - Encaixa corretamente pelo menos uma das peças ou necessita de uma demonstração para realizar a atividade total ou parcialmente.
Insucesso - Não tenta ou não é capaz de encaixar corretamente nenhuma das peças.
Área de desenvolvimento: Percepção Visual.
27 NOMEIA GRANDE E PEQUENO
Material: Quadro de formas de 3 tamanhos (luvas).
Procedimento: Coloque a peça maior e a menor do quadro sobre a mesa e remova-os do quadro. Coloque a peça menor à esquerda da criança e a maior à direita. Aponte para as peças e diga: ―Olhe para elas. Elas são diferentes. Em que elas são diferentes?‖ Pegue a peça maior e pergunte, ―Qual é esta?‖ ou ―Esta é a...?‖ Repita o mesmo procedimento com a peça pequena. Ofereça uma segunda chance
Cotação:
Sucesso - Nomeia correctamente a peça maior como "grande" ou "larga" e a menor como "pequena" ou "Fininha" em ambas as tentativas.
Emergente - Nomeia correctamente pelo menos uma peça numa das tentativas.
Insucesso - Não consegue ou não tenta nomear correctamente nenhuma peça numa ou noutra tentativa.
Área de desenvolvimento: Cognição Verbal
32 ASSOCIA CUBOS COLORIDOS COM DISCOS DA MESMA COR
5 cubos de cor (amarelo, vermelho, azul, verde e branco) e 5 discos em cartão de cores correspondentes.
Procedimento: Escolha 3 blocos e 3 discos pareáveis, coloque os discos sobre a mesa, de frente para a criança. Dê a ela um bloco e aponte para os discos. Indique para a criança, verbalmente e com gestos, que coloque o bloco sobre o disco correspondente. Se a criança tem dificuldade de entender ou não consegue realizar a proposta, demonstre com todos os 3 blocos. Depois remova os blocos e repita o procedimento. Esteja certo de dar a criança 1 bloco por vez. Repita o mesmo com os 2 blocos restantes, usando uma cor já usada anteriormente e 2 cores novas.
Cotação:
Sucesso - Coloca os 5 cubos sobre os discos correspondentes sem necessitar de demonstração.
Emergente - Coloca pelo menos um cubo sobre o disco correspondente ou tem necessidade de uma demonstração para realizar a actividade, completa ou parcialmente.
Insucesso - Não consegue ou não tenta colocar nenhum cubo sobre o disco correspondente.
Area de desenvolvimento: Percepção Visual.
33 NOMEIA 5 CORES
Material: 5 blocos coloridos (amarelo, vermelho, azul, verde e branco).
Procedimento: Coloque os 5 blocos sobre a mesa, de frente para a criança. Aponte ou pegue um deles, e diga ―Que cor é esta?‖ Repita o procedimento para os blocos restantes
...