A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS
Trabalho Universitário: A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Moacir.Garcia • 21/3/2015 • 275 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS
No princípio da Filosofia, por volta do século VI a.C. não havia distinção entre esta e a Ciência. Isso é evidente ao observarmos, por exemplo, filósofos como Tales de Mileto, Pitágoras, Demócrito e Aristóteles. Esses pensadores clássicos privilegiavam, sobretudo, a Matemática e as Ciências naturais.
Nessa época, os filósofos buscavam explicação para os fenômenos naturais sem recorrer aos mitos. Embora sem instrumentos que lhes permitissem comprovar suas “descobertas”, esses pensadores foram os precursores do modo científico de pensar.
Nesse sentido, Filosofia e Ciência achavam-se ainda vinculadas, vindo a se separarem apenas a partir da Idade Moderna, no século XVII, com a revolução científica instaurada por Galileu, que colocou em dúvida, por exemplo, verdades consagradas por Platão, Aristóteles e Ptolomeu, sobretudo, em relação à Teoria Geocêntrica (a Terra como centro do Universo).
Quanto à principal diferença entre Ciência e Filosofia, podemos apresentar o seguinte: a filosofia preocupa-se em buscar a verdade racional, abstrata, reflexiva, contemplativa, enquanto a Ciência busca a verdade por meio da observação e da experimentação.
Por fim, embora a Filosofia e a Ciência tenham tomado rumos diferentes, avanços científicos como, por exemplo, clonagem e células tronco, precisam passar pelo crivo filosófico (Bioética - discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico) para análise quanto a seus benefícios e/ou malefícios, de fato, à vida humana, demonstrando, assim, que ambas ainda mantêm uma estreita relação.
OBRAS CONSULTADAS
ARANHA, Maria Lucia de Arruda; Martins, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4ª Ed. São Paulo: Moderna, 2009.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da Filosofia. Trad. Leonardo P. Silva. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
...