TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Revolução Industrial e a Revolução Francesa

Pesquisas Acadêmicas: A Revolução Industrial e a Revolução Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalhos Gratuitos

Filosofia / Aps Unip

Aps Unip

Pesquisas Acadêmicas: Aps Unip

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: hugoloko87 18 setembro 2013

Tags:

Palavras: 913 | Páginas: 4

Visualizações: 1174

Imprimir Trabalho Aps Unip

Clique e veja o trabalho completoCadastre-se

A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

E

A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuirem para a consolidação do capitalismo.

Resposta: A SOCIOLGIA surgiu no momento em que a aglomeração nas grandes cidades,causada pela revolução industrial, demandou a necessidade de se entender os fenomenos sociais e a degradação por que passava uma grande parcela da sociedade europeia.

A revolução francesa e industrial ocorreu e a humanidade passava por transformações inéditas, um novo modelo de produção e uma nova maneira de encarar a sociedade surgiram repentinamente e observou-se que poderia se entender a sociedade e seus movimentos de forma científica, prevendo e muitas vezes controlando a massa de acordo com a necessidade.

O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?

A

a burguesia comercial

Resposta: Desenvolvimento e ascensão de uma nova classe social -a burguesia comercial - que passava a difundir novos hábitos de consumo

A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:

C

A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos

Resposta: O Renascimento e a Reforma trouxeram práticas culturais que alteraram as relações sociais na Europa, constituindo espaço para se pensar diferente do que pensava o mundo medieval, dominado pela Igreja Católica e pelo feudalismo.

Leia o texto a seguir:

"Artigo 6 - A lei é a expressão da von

tade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos".

(Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.)

Qual é a teoria política que o texto representa?

A

Liberal, por defender o princípio da liberdade e igualdade entre os seres humanos.

Resposta: é um documento culminante da Revolução Francesa, que define os direitos individuais e coletivos dos homens (tomada a palavra na acepção de "seres humanos") como universais.

No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:

D

supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de ...

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »