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A Sociedade E O Homem

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Por:   •  12/3/2015  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

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LARAIA, Roque De Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p.

Subsídios de Estudo – Professor Sandro Luiz Bazzanella

CONCEITO ANTROPOLÓGICO DE CULTURA.

Da Natureza Da Cultura ou Da Natureza à Cultura

Pg.10 – (....) dilema : a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural

da espécie humana.

Pg.10 – (...) Confúcio (...), quatro séculos antes de Cristo (...) “ A natureza dos homens

é a mesma, são os hábitos que os mantêm separados”.

Pg.13 – Montaigne ( 1533-1572) (...) na verdade, cada qual considera bárbaro o que não

se prática em sua terra.

Pg.16 – (...) as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas

através das diversidades somatologicas ou mesológicas.

¾ Determinismo Biológico

Pg. 17. Os antropológicos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas

não são determinantes das diferenças culturais.

Pg. 18 – (....) diferenças entre as culturas e as obras das civilizações dos diversos povos

ou grupos cetnicos (...) se explicam antes de tudo pela história cultural de cada

grupo.

Pg. 18 – Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução dos homens são a

sua faculdade de aprender e a sua plasticidade.

Pg. 19- A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é

determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica.

Pg. 20 – (...), o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um

processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem

diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma

educação diferenciada.

O Determinismo Geográfico

Pg. 24 – (...) não é possível admitir a idéia do determinismo geográfico, ou seja, a

admissão da “ação mecânica das forças naturais sobre umna humanidade

puramente receptiva”. Pg. 24 – A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias

limitações: um animal frágil, provido de insignificante força física, dominou

toda a natureza e se transformou no mais temível dos predadores.

Antecedentes Históricos Do Conceito De Cultura

Pg. 25 – Kultur – Termo germânico ( simbolizar aspectos espirituais de uma

comunidade).

- Civilization – palavra francesa (relações materiais de um povo).

- Edevand Tylor (1832 – 1917) Síntese – vocabulo Inglês “Culture” – sentido

etnografico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte,

moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos

pelo homem como membro de uma sociedade.

- Caráter de aprendizado.

Pg. 26 – (...) John Lacke (1632-1704) “(... ) ensaiou os primeiros passos do relativismo

cultural ao afirmar que os homens têm princípios práticos opostos : (..) todos as

sociedades de homens governados por opiniões práticas e regras de condutas

bem contrárias umas às outras” ( livro I, Cap.II § 10).

¾ O Desenvolvimento do Conceito de Cultura

Pg. 32 – (...) Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, “ que pode ser estudada

com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização” .

Pg. 33 – Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor a seu modo

preocupa-se com a igualdade existente na humanidade. A diversidade é

explicada por ele como resultado da desigualdade de estágios existentes no

processo de evolução.

Pg. 34 – Desta maneira era fácil estabelecer uma escola evolutiva que não deixava de

ser um processo discriminatório, através do qual as diferentes sociedades

humanas eram classificadas hierarquicamente, com nítida vantagem para as

culturas européias. Etnocentrismo e ciência marchavam juntas.

Pg. 36 – São as investigações históricas – reafirma Boas – que convém para descobrir a

origem deste ou daquele traço cultural e para interpretar a maneira pela qual

toma lugar num dado conjunto sócio-cultural.

Pg. 34 – (...) cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes

eventos históricos que enfrentou.

Pg. 38 – (...) Kroeber 1876 – 1960 (...) o homem seja considerado um ser

predominantemente cultural. Os seus comportamentos não são biologicamente

determinados. A herança genética nada tem a ver com as suas ações e

pensamentos, pois todos os seus atos dependem inteiramente de um processo

de aprendizado. Pg. 40 – (...) o processo de desenvolvimento da civilização é claramente acumulativo:

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