A Sociologia Weberiana E A Educação
Dissertações: A Sociologia Weberiana E A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ECBG • 10/3/2015 • 282 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho
1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
Para Weber a educação quando constituída por um caráter instituicional, racional e burocrático, impede que os estudantes possuam liberdade de construção do próprio conhecimento. Assim, neste contexto o professor desempenha um papel de “Treinador”, ensinando por técnicas repetitivas e memorização, tornando uma aprendizagem superficial com pouco aproveitamento por parte dos alunos.
Em sua visão, um mundo racionalizado transforma a escola em um meio de impor regras, aprendizagem almejando um modelo elaborado por esta mesma sociedade, obrigando o aluno a limitar suas opções e se adequar ao que lhe foi imposto.
Referente a este tipo de educação destaca-se a falta de uma teoria que buscasse a organização e equilíbrio por parte de professores e alunos, para que enfim alcançassem uma aprendizagem significativa, ou seja, é necessário despertar o carisma.
2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.
Para transformar a aula em significativa, o professor deve utilizar meios do cotidiano dos alunos para ser aplicado em sala, buscando a prática e não somente a teoria, deve ter maior compreensão dos seus alunos, tendo-os como centro das atenções, levando-os a refletir, sobre o que está sendo aplicado e qual a importância daquele conteúdo para a sua vida.
Um exemplo de como pode ser realizada a prática em sala de aula seria a de utilizar de meios como leitura coletiva, expondo o que cada um entendeu, realizando assim, um texto coletivo envolvendo todos os alunos da turma para um maior entendimento.
...