A ÉTICA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO
Exames: A ÉTICA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fancis • 16/5/2014 • 616 Palavras (3 Páginas) • 617 Visualizações
A ÉTICA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO
O significado da palavra ética vem do Grego ethos, que significa o modo de ser do indivíduo ou o caráter do ser humano. Os primeiros filósofos gregos que pensaram a teoria tinham como objetivo associar tal palavra à ideia de moral e cidadania, uma vez que precisavam de harmonia, fidelidade e honestidade entre seus cidadãos para que houvesse desenvolvimento de suas cidades-Estado.
Os principais pensadores gregos estudados e citados no campo da ética são: Sócrates, Platão e Aristóteles. De maneira generalizada, ambos afirmam que a conduta do ser humano deve ser pautada no equilíbrio a fim de se estabelecer ações morais que evitem a falta de ética.
A ética se relaciona com o estudo da moral, uma sentença ética é uma declaração moral que elabora afirmações e define o que é bom, mau, obrigatório, permitido, entre outros atributos da sociedade em questão relativamente a uma ação ou decisão. Assim, quando alguém aplica uma sentença ética sobre um indivíduo, está realizando um juízo moral. Ela é algo que não pode ser definido como certo ou errado, já que em uma visão holística observamos a alteração de valores morais conforme a cultura de cada ser humano. É a forma de como as pessoas acreditam em valores, é o bom senso, e como pode se observar o mundo ao seu redor.
Infelizmente a Ética, postura profissional e relacionamento no ambiente de trabalho transformou-se em chavões onde ninguém sabe explicar o que é certo ou não, ou melhor, pode-se notar que a Ética já não está sendo respeitada devido à falta de ordens superiores. Neste caso é recomendável a criação de um código de ética para todas as organizações, com o intuito de gerar diretrizes de comportamentos adequados citando o que é “correto”, ao menos nesta determinada empresa.
Mesmo com a falta dessas diretrizes, é de suma importância que um Agente de Viagens e qualquer outro profissional, possua o dever de ser sempre o mais correto, criando se necessário ¹códigos internos de valores, possibilitando a ética ser sua aliada e utilizada como alavanca no setor.
Para se tornar ético dentro de qualquer trabalho, é fundamental ser honesto em qualquer situação, nunca fazer algo que não possa assumir em público, ser tolerante, humilde e flexível, muitas vezes perdendo e abrindo mão de algumas coisas para que a ordem das ações se estabeleça. Saber ouvir idéias, ser assíduo, evitar críticas aos colegas de trabalho, assim como possuir comportamento coerente e adequado em palestras e reuniões.
No agenciamento podemos salientar a importância da honestidade e comprometimento, afinal além de termos a obrigação de exercer nossa função dentro da empresa devemos nos atentar a ética para com nossos passageiros, que entregam muitas vezes o sonho de uma vida em nossas mãos, nos responsabilizando por todos os mínimos detalhes que por sua vez fazem toda diferença na entrega do produto final.
O profissional ético que é chamado de agente de viagens ou como muitos preferem ser chamados, consultores de viagens, é aquele que além de se preocupar com o ambiente interno de sua empresa, preocupa-se também com a operacionalização de seus serviços e relacionamento amigável construído com seus passageiros, respeitando diferenças entre seres humanos no ato do atendimento e a total transparência
...