Anotações Aristoteles
Por: mariliaquirino • 2/4/2015 • Relatório de pesquisa • 599 Palavras (3 Páginas) • 459 Visualizações
Página 1 de 3
Anotações para a prova de Filosofia, Aristóteles
- Empirismo Aristotélico
- Os sentidos trazem informações. Para Aristóteles é necessário romper com o dualismo platônico e afirma que só há um mundo onde para se descobrir a essência das coisas que identifica o ser é necessário a experiência sensível. Para isso, não há uma ideia, sem ter uma observação ou pesquisa.
- Abstração
- A atividade da abstração é realizada pela razão, ou seja separação das características essenciais (frequentes) das características ocasionais (acidentais), organizando-as segundo critérios. É necessário a filosofia para abstrair.
- Essência e Acidente
- Essência são as características frequentes e identificam o ser. Já as características ocidentais são ocasionadas, mudanças que não afetam a essência.
- Teoria das 4 causas
- Conhecer é saber a causa de algo, e o que pode se tornar no futuro. Divide-se :
- Causa material: do que a coisa é feita, sua matéria
- Causa formal: a forma que está no mundo real
- Causa Essencial : constrói, dá forma, formata
- Causa Final : atribui a finalidade, cumprindo portanto uma função. (Teleologia)
- Ato e Potência
- O ato está relacionado com o que o ser é; A potência é o que pode vir a ser.
- Realismo naturalista
- Entende-se que a essência existe independente no mundo real e concreto, no mundo natural. A essência se encontra nas próprias coisas naturais.
- Forma para Platão e para Aristóteles
- Para Platão a forma é ideal, é a forma pura.
- Para Aristóteles o conceito está no mundo sensível sendo identificado por meio da abstração.
- Para Aristóteles o ignorante é aquele que toma as características ocasionais como essenciais. E para ele também, a verdade está presente no mundo real, nosso próprio mundo.
Exercícios Aristóteles
- Comente a seguinte frase ‘não há nada no intelecto que não tenha passado pelos sentidos’.
- Pois os pensamentos não surgem do contato da alma com o mundo das ideias, mas da experiência sensível. Segundo esta frase, significa que não se pode ter uma ideia sem ter observado diretamente, ou por meio de uma pesquisa cientifica. Sem passar pelos sentidos, o nosso intelecto ficaria vazio se não fosse preenchido pelas informações trazidas pelo sentido.
- Qual o papel da razão no processo do conhecimento?
- A razão abstrai, ou seja, classifica, separa e organiza os objetos segundo critérios.
- Defina essência e acidente. E exemplifique:
- As características essenciais são frequentes e identificam o ser, como o fato de ser um homem ou uma mulher. Já as características acidentais são ocasionais, mudanças que não afetam a essência, por exemplo a genética e as características físicas (alto e baixo, cor da pele, dos olhos, do cabelo, formato do corpo, etc)
- Explique e exemplifique a Teoria das 4 causas
- Conhecer é saber sobre a causa de algo e também o que poderá se tornar no futuro. Por isso existem quatro tipos de causa: Causa material > do que a coisa é feita, sua matéria; Causa formal > a forma que está no mundo real, da o formato da coisa; Causa eficiente > da o formato, construtor; E por ultimo e mais importante, a Causa final > atribui a finalidade, cumprindo portando uma função.
- Explique e exemplifique ato e potencia
- O ato esta relacionado com o que o ser é, assim a potência é o que pode vir a ser. Por exemplo, a semente em ato é uma semente. Em potência, ela pode se tornar uma arvore, uma flor, um fruto.
- O que é abstrair?
- A atividade de abstração é produzida pela razão, sendo então, a separação das características essenciais (frequentes) das características ocasionais (acidentais), e a organização destas características segundo critérios.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com