Antropologia E Etica
Trabalho Escolar: Antropologia E Etica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuanaRodriguess • 16/3/2015 • 220 Palavras (1 Páginas) • 655 Visualizações
De que maneira a oposição entre o Apolíneo e o Dionisíaco expressam a condição humana? Em outras palavras, como, conforme o Apolíneo e o Dionisíaco pode-se definir o que é o homem? –(valor: 2,0 pontos)
Em relação ao conceito de homem, temos a estes termos que é um ser paradoxal, na qual está envolvido por dois lados opostos, ou seja, uma vez pode vir a prevalecer um e outra vez prevalecer outro. Conforme o Apolíneo, o mesmo, se reflete ao lado luminoso do homem, o lado racional no que permite agir e pensar de maneira razoável. Porém, Dionísio mostra o lado obscuro e terreno do homem, predominando os seus desejos e suas paixões que está acima de qualquer racionalidade.
Temos que o homem é um ser guiado por lados opostos e paradoxais, ele se torna intermediário vivendo em constante aspiração, principalmente quando quer encontrar o seu equilíbrio, nunca conseguindo adquirir a plenitude de um dos seus lados.
Com base nisso, podemos dizer que seriam assim as características fundamentais da antropologia agostiniana: o homem como um ser uno; o homem como um ser itinerante; o homem como um ser-para-Deus.
Referências:
• GHIRALDELLI Jr., Paulo. A Aventura da Filosofia – de Parmênides a Nietzsche.Disponívelem:<https://pucminas.bv3.digitalpages.com.br/users/ publications/9788520427798/pages/_7>. Acesso em 06 de setembro de 2013.
• Professor, Noberto Mazai. A diferença no Pensar- Filosofia. Disponível em:http://www.derphilosopher.supralus.com/_dwld/vestibular/Filosofia_Resumo_e_Questoes.pdf>. Acesso em 06 de setembro de 2013.
...