Antropologia Etica E Cultura
Por: nicolascfr • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 535 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
NICOLAS C. MENECHINO CARLOS DOS SANTOS – RA 1144682.
Educação Física Bacharelado
ANTROPOLOGIA ÉTICA E CULTURA - BIOÉTICA.
Marcos Antonio Alves de Lima.
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS/ SP
2014
Descrição da atividade
Com base nas leituras realizadas, responda às questões a seguir:
1) Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética moderna.
2) Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.
Respostas:
1) Os temas relativos à moral, existem há séculos e teve sua origem no mundo grego antigo, atualmente o termo utilizado é ética biomédica. Sua originalidade vem de um movimento que concilia a medicina com os interesses humanos (éticos), todos que fazem parte desse movimento, dentre eles com formação em áreas como medicina, teologia, sociologia e filosofia, examinam com visão critica, os princípios gerais e o modo como estes princípios se aplicarão a ciência contemporânea e à pratica da medicina, realisando uma recuperação de valores do passado, que haviam sido negligenciados.
Podemos analisar a biótica também por outro enfoque, como responsável pelas escolhas boas ou ruins, que podemos definir como o ponto de vista ético. Originando as palavras essenciais, objetos de reflexão da ética, tais como justo, injusto, bem e mal. Podemos citar conforme Mário López, "segundo a Encyclopedia of Bioethicus, bioética é o estudo sistemático da conduta humana nas áreas das ciências da vida e dos cuidados da saúde, à medida que tal conduta é examinada à luz dos valores e princípios morais".
A bioética tem três princípios básicos: A beneficência – que é a obrigação de sempre promover o bem-estar dos outros. Levando em consideração os desejos, necessidades e direitos, atendendo os interesses e evitando danos ao paciente.
A autonomia – Deve-se respeitar a crença, a vontade e os valores morais do paciente. Deixando claro que o direito à autonomia é limitado quando entra em conflito com o direito de outras pessoas, inclusive o do próprio médico. O que pontuará a conduta são os valores morais.
A justiça - A bioética deve caminhar para respostas equilibradas ante os conflitos atuais e os do próximo século. É entendido com base na chamada justiça distributiva, que tem a ver com o que juridicamente é denominado como aquilo que pertence às pessoas ou aquilo que é devido a elas.
2) A bioética e a interdisciplinaridade, envolvem as fronteiras existentes nesse setor. O conhecimento é adquirido de acordo com problemas enfrentados diários, envolvendo as soluções práticas e criativas.
De acordo com Edgar Morin, que defende a tese de que não há fronteiras entre as ciências biológicas, exatas e humanas, pois todas estão interligadas entre si, formando assim uma fronteira que é criada apenas na cabeça das pessoas.
Ainda segundo Morin, a transdisciplinaridade pode ser classificada em dois elementos básicos, o primeiro trata de uma intensificação no dialogo entre essas áreas distintas fazendo necessário o dialogo entre elas, pois a questão que precisa ser destacada é a da mudança de paradigma epistemológico. O segundo, o diálogo entre as ciências será mais profundo se houver uma transmigração de certos conceitos fundantes por meio das diversas disciplinas – em especial, a junção dos conceitos “complexidade” e “auto-organização” como base e fundamento do enfoque transdisciplinar.
...