Anísio Teixeira
Pesquisas Acadêmicas: Anísio Teixeira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulap92 • 29/5/2014 • 508 Palavras (3 Páginas) • 345 Visualizações
Alunas: Ana Caroline Coelho Rios e Roziani da Costa.
Pedagogia: 1ª fase.
Trabalho de EAD
O que é educação para Anísio Spínola Teixeira.
Anísio nasceu em 12 de julho 1990 em Caitité, no sertão baiano e morreu as seus 70 anos de idade no dia 11 de março de 1971 no Rio de janeiro.
Anísio foi um educador brasileiro, ele foi o grande responsável pelas mudanças que aconteceram na educação no Brasil. Teixeira foi advogado, educador e escritor, ele se formou em direito no Rio de janeiro em 1922 e na Bahia era diretor geral da instituição pública de 1924 e 1929.
Teixeira modificou o sistema escolar baiano, e logo após foi se especializar, fazendo então uma pós graduação nos Estados unidos na Universidade de Colúmbia onde formulou novas idéias junto a John Dewey, um grande filosofo pedagogo, e devido a isso tendo novas idéias para melhorar o sistema educacional.
Ele então voltou ao Brasil em 1929 e assumiu a cadeira de filosofia e história da educação na Escola de salvador. Ele também foi o grande responsável pelo aumento dos números de escolas no Brasil, ele aperfeiçoou o programa de treinamento para professores e também aprimorou a lei de diretrizes e bases da educação.
Anísio escreveu alguns livros como, “A universidade e a liberdade humana” escrita em 1954 e a “ Educação no mundo moderno” em 1969.
A educação para Anísio Teixeira é a constante reconstrução da experiência, onde a experiência do aluno servisse como base do aprendizado, ele também afirmava que a educação seria muito melhor se fosse a um lugar onde os alunos tivessem o direito de expor suas opiniões, ou seja, um ambiente democrático.
Teixeira é um educador que analisa a importância da educação, “como um centro de uma política de desenvolvimento social”, ele criticou muito os nossos métodos educacionais arcaicos, as falhas nas organizações escolares a formação dos professores que estavam sendo equivocadas.
Ele queria estabilizar uma educação livre de privilégios, como ele já dizia “Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância”.
Teixeira tinha suas idéias e ia a luta para colocadas em prática, ele era a favor do ensino público, gratuito, onde seria aberto para todos sem ter privilégios para ninguém, ele fazia questão de um ensino de qualidade onde os professores teriam que ter uma boa formação.
O livro de Anísio Teixeira relata muito bem a história da educação no Brasil, ele diz que “o afunilamento no ingresso aos níveis seguintes da educação se davam pela situação econômica do indivíduo, ao invés da situação de competência”. Para ele a educação deveria ser em período integral, para que com isso crianças carentes pudessem ter a portunidade de descobrir seus talentos habilidades e com isso os desenvolve- lôs.
Anísio da ênfase para um lugar onde o professor e o aluno entrem em harmonia, onde o professor consiga ensinar de forma que os alunos consigam aprender e com isso procurando a mediação entre ambos, para que o aluno também tenha o direito de
...