Anisio Teixeira
Pesquisas Acadêmicas: Anisio Teixeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pollyvi • 3/8/2013 • 384 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
Anísio Spínola Teixeira foi um filósofo da educação que propagou o papel transformador da escola e da educação, para a constituição de uma sociedade moderna e democrática. Seu objetivo principal foi o de reconstruir a escola brasileira, em diversos níveis. Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada sobre a problemática do rendimento escolar no Brasil, analisando a contribuição de Anísio Teixeira sobre o tema, que esteve presente em sua obra relacionado com a qualidade da escola. A investigação possibilitou apontar as iniciativas adotadas por esse educador, com vistas à melhoria do rendimento da aprendizagem nas escolas brasileiras, bem como a influência das idéias norte-americanas nas propostas apresentadas para qualificar o desempenho escolar.
Anísio Teixeira contribui com sua vasta experiência, seus estudos e seu compromisso. Em seu livro: Educação não é privilégio, ele discursa sobre a implementação da proposta de ciclos objetivando uma escola de base, para que seja comum a todos os brasileiros. Essa sua idéia era para que fosse permitindo a todos o acesso e o direito de estudar , e para acabar com a discriminação, evidenciada na dualidade elite e povo muito presente naquela época. Segundo o autor, isso só seria possível por meio da educação pública, na especificidade de um escola de base para todos, descaracterizando a dualidade na elite da sociedade. Fundamento meu ponto de vista em suas idéias vista no seu livro, o qual cita:
Exatamente porque a sociedade é de classes é que se faz ainda mais
necessário que as mesmas se encontrem em algum lugar comum, onde
os preconceitos e as diferenças não sejam levados em conta e onde se crie a camaradagem e até a amizade entre os elementos de uma e
outra. Independente da sua qualidade profissional e técnica, a escola
pública tem, assim, mais essa função de aproximação social e
destruição de preconceitos e prevenções. A escola pública não é
invenção socialista nem comunista, mas um daqueles singelos e
esquecidos postulados da sociedade capitalista e democrática do século
dezenove (p. 103: 2007)
Anisio designava à escola pública a responsabilidade política e social. Ele nos leva a refletir sobre os impactos das políticas nas escolas.
A grande reforma da educação é, assim, uma reforma política,
permanentemente descentralizante, pela qual se criem nos municípios
os órgãos próprios para gerir os fundos municipais de educação e os
seus modestos mas vigorosos, no sentido de implantação local,
sistemas educacionais (p.70: 2007)
...