Apresentações filosofia
Por: gabieeh1 • 13/7/2017 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 227 Visualizações
JEAN JACQUES ROUSEEAU (1712-1778)
Apresentado por Jaqueline, Jessica e Amanda.
Nasceu em Genebra e morreu em Ermenoville.
Rousseau era um calvinista, via beleza em tudo, exaltava a Natureza e dizia que o indivíduo precisa dela, pois essa levará ele a sabe e ser tudo. Foi o primeiro a falar do homem concreto.
Em sua concepção, o homem nasce bom, e ao se envolver com os outros se torna bom, por isso deve se desenvolver tendo contato com a Natureza.
Separa o estágio da criança em 5 fases: 0-2: lactante; 2-12: infância (o indivíduo não deve ler, não pode ter o conhecimento enciclopédico, e sim ter experiencias; 12-15: adolescência; 15-20: mocidade (idade para a sabedoria); 20-25: vira adulto (mulheres trabalham em casa e o homem desenvolve conhecimentos).
Sua principal obra é Emilio onde a criança é a protagonista do ensino, ser melhor para ser melhor com os outros, contrário a educação tradicional, nada de livros antes dos 15 e ter a liberdade, superando o egoísmo sem retirar da sociedade.
JOHANN HEINRICH PESTALOZZI (1746-1827)
Apresentado por Jessica Garcia, Andréa e Rosane.
Nasceu em Zurique e morreu em Brugg.
Foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Pregava que só o amor salvava, realizando a moral. Exaltava o divino e a mãe.
Para ele, a criança se desenvolve de dentro para fora e que deveria respeitar os estágios dessa criança, a escola deveria ser a extensão do lar e inspirar no ambiente também.
Educação engloba 3 dimensões, mas quando tem o contato social o indivíduo se corrompe e modifica quando estuda os estados: cabeça, mão e coração (inicio) intelectual, físico e moral (objetivo final). Para essas dimensões deve estudar métodos simples, como, o som, forma e número, sem provas, notas, castigo e recompensa.
...