Aristoteles
Monografias: Aristoteles. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: danieldfs • 18/3/2015 • 262 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Para Aristóteles felicidade está ligada com a virtude intelectual, existindo três formas de alcançá-la: manter uma vida prazerosa, política e filosófica. Seria um estado de perfeição que depende de cada um, alcançando um modo de viver com o que há de melhor em cada pessoa, aproveitando cada instante, pois a felicidade só encontramos dentro de nós, pode ser comprando coisas, comendo a comida favorita,dar risada com os amigos.Tudo que fizemos é para encontra a felicidade.
Acredito que exista relação com o prazer, fazer o que gostamos nos dá uma sensação de prazer, pode ser algo simples ou mais difícil, mas se realizamos ficamos felizes, com bem estar interior e isso pra mim é felicidade.
Liberdade e felicidade: liberdade seria alternativa para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão ou ato voluntário, sem ter a necessidade de escolher uma ou outra opção. Seria o princípio de agir. Essa possibilidade de poder escolher livremente traria felicidade.
Amizade e felicidade: amizade é uma virtude essencial para a felicidade. É uma das necessidades do ser humano, uma convivência agradável e benéfica. Para Aristóteles o homem é um animal político e sua natureza é viver com os outros.
Virtude e felicidade: Segundo Aristóteles a palavra virtude é entendida como aquela propriedade de um ser que lhe é mais característico e essencial, cuja aplicação conduz a excelência ou perfeição do ser. Assim o ser humano só alcança a felicidade se atuar segundo suas virtudes.
Reflexão e felicidade: refletir sobre a vida, sentimentos, acontecimentos te fazem uma pessoa melhor, aprender com os próprios erros, superar seus medos, tudo isso é necessário para ser feliz.
...