As Diferenças Sociais
Ensaios: As Diferenças Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fransf • 10/9/2013 • 434 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
As diferenças sociais
1. Por que a preocupação da sociologia com a desigualdade social? R- Os membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, prestigio ou poder, então em todas as sociedades temos algum grau de desigualdade. A sociologia se preocupa com a igualdade de oportunidades que devem ter todos os indivíduos dessa sociedade, sem discriminação de nenhuma especie.No combate a desigualdade social , busca se atingir a equidade social, que é o direito de as pessoas participarem não "só da atividade politica e econômica, mas também o direito de contar com os meios de subsistência e com o acesso a um conjunto de serviços públicos que permitam manter um nível adequado de vida.
2. Qual a diferença na interpretação de “desigualdade social” entre Marx e Weber?R- Marx conceituou desigualdade social como determinada pelas relações sociais de produção, sendo eles burguesia, que era composta pelos proprietários dos meios de produção, e o proletariado, composto por aqueles que, não dispondo dos meios de produção, têm de vender ao mercado sua força de trabalho. E uma classe depende da outra
3. Qual a relação podemos observar entre tecnologia de informação e desigualdade social?R- Tecnologia da informação acaba aumentando as diferenças sociais existentes no mundo, ampliando o fosso entre aqueles que têm acesso à informática e aqueles que não a possuem, e com isso o desemprego em massa sendo consequência da revolução tecnologia, resultando assim em desigualdade social.
4. Para que serve os “indicadores de desenvolvimento social”? Exemplifique.R- Para a satisfação das necessidades básicas, qualidade de vida, equalização de oportunidades e os direitos da cidadania. É sustentável um processo de transformação onde a "exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro", a fim de satisfazer as necessidades e aspirações humanas.
5. Como é possível segundo Dias, a ”evolução social”?R- Consideramos a evolução social como resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade no decorrer de um certo período e orientadas numa mesma direção. Nesse sentido, nem toda mudança social pode ser ligada a um processo de evolução social.A evolução é um processo, muitas vezes, quase imperceptível de mudanças que ocorrem sempre numa mesma direção. Pode ser um processo de aperfeiçoamento contínuo das interações e relações sociais sem mudanças que alterem a estabilidade social, ocorremnuma velocidade tal que permite que as pessoas se adaptem à mudança.As mudanças de paradigmas contribuem para o processo de evolução social permanentemente, na medida em que a substituição de velhos paradigmas por novos é sempre um processo não traumático e gradativo, constitui-se em auxiliar importante do processo evolutivo.
...