Atividade - Aquisição de Virtudes
Por: alexadre.aso • 29/5/2016 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
Página 1 de 2
CIÊNCIAS SOCIAIS (2014.1 – UFPB)
ALUNO: ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA – AQUISIÇÃO DE VIRTUDES
- Não, não é possível adquirir virtudes apenas pelo ato de exercitá-las. Seguindo o exemplo da caridade, se eu faço algo para alguém apenas como forma de exibir minhas ações como louváveis, isto não é nem de longe uma ação social. E por mais que isso seja repetido, várias e várias vezes, no mínimo isso seria chamado de ação condicionada a interesse pessoal. O exemplo da caridade foi interessante pelo fato que nós entendemos caridade por ato intencional de ajudar o outro. Logo, sendo intencional, será algo que partirá do lado humano que liga o emocional, que envolverá sentimentos como piedade, compaixão e amor ao próximo. Ou seja, é preciso que isso parta do indivíduo de forma voluntária isenta de interesse, e vontade de fazer por querer e não por qualquer que seja o tipo de coersão.
Agora se o indivíduo tomar para si virtudes só por se comportar como portador de tais virtudes, este será um falso virtuoso, não um indivíduo de ações verdadeiras.
- “A virtude está realmente no meio, entre dois exageros, embora não rigorosamente simétricos, dado que a natureza, em cada caso, normalmente mais nos inclina para um dos extremos. Mas este meio não é mediocridade ou mediania; é um cume na ordem da excelência e da perfeição. A virtude está no meio: entre a cobardia e a temeridade, a coragem é a virtude, embora a temeridade seja menos criticável que a cobardia; entre a licenciosidade e a insensibilidade (nome sugerido pelo Estagirita), a virtude é a moderação (a que depois se chamará temperança); entre a prodigalidade e a avareza, a virtude está na liberalidade ou generosidade”.
- A contemplação e a vida de gozo e divertimento, para mim não deve ser vista de forma dissociável. Entendamos então a Contemplação: “o estado de espírito de alguém totalmente absorvido ou extasiado na busca de conhecimento de um objeto inteligente. Ex.: a contemplação da verdade”. Veja, estamos falando da busca por algo. Exemplifico a felicidade, sendo também um objeto atrativo que todos buscam incessantemente. Mas como compreendê-la apenas em estado de contemplação. É necessário praticá-la buscar formas, maneiras para tal.
É possível sim que outras vidas atinjam um nível de sucedimento satisfatório, pelo fato de compreender estes dois elementos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com