Atps - Reconceituação Do Serviço Social No Brasil
Pesquisas Acadêmicas: Atps - Reconceituação Do Serviço Social No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Takao1997871 • 30/5/2014 • 1.975 Palavras (8 Páginas) • 524 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO EDUCACIONAL À DISTANCIA
PÓLO DE GRAJAÚ – MA
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODÓLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GRAJAÚ-MA
2014
INTRODUÇÃO
O movimento de reconceituação como o próprio nome já diz, representa uma grande mudança, que resgatou a inovação levando ás técnicas e à profissionalização, desvinculando o Conservadorismo. Este trabalho aborda reflexões acerca da necessidade de adequação as práticas profissionalizantes condizente com a realidade do país, quebrando também as barreiras do tradicionalismo.
Reconceituação do Serviço Social no Brasil
O Serviço Social nem sempre teve solubilidade na sua trajetória, muitos fatores influenciaram de maneira negativa para sua construção em si tornar um trabalho que fosse visto em âmbito profissional, atuando de forma abrangente. O serviço social surgiu da influência da Igreja Católica, tendo seus conceitos voltados apenas para a moral.
O Movimento de Reconceituação aconteceu nos países latino-americanos, que compôs um movimento que criticava o positivismo e o funcionalismo e a fundamentação vista como marxista na construção do Serviço Social, segundo FALEIROS (1981).
No Brasil houve um processo de renovação crítica do Serviço Social que queria a ruptura do tradicionalismo profissional, este surgiu a partir das reflexões crítica sobre a metodologia e de sua atuação profissional, pois eram notáveis as necessidades deste profissional perante os problemas sociais da classe trabalhadora.
No entanto, esse processo foi interrompido por causa da ditadura militar que aconteceu no Brasil e nos outros países da América Latina. Mas houve sim conquistas. Conforme Netto a principal foi do Movimento de Reconceituação, a recusa dos assistentes sociais em caracterizarem-se em agentes técnicos executores das politicas voltadas para a sociedade.
Através do processo de requalificação principalmente com a atuação destes profissionais no âmbito da pesquisa acadêmica foi possível romper com a divisão entre cientistas e assistentes sociais (NETTO, 2005, p.12).
Porém, houve uma retomada ao conservadorismo, como pôde ser notada nos documentos de Araxá e Teresópolis, nas qual a ditadura militar o fortaleceu novamente.
Entretanto com a reativação dos movimentos sociais e operários sindicalizados nos anos 70 a 80, em meio várias contradições politicas, a cultura crítica é favorecida e assumida pelos setores profissional e o processo de ruptura foi possível a partir da abertura politica, sendo que haviam muitas necessidades que a ditadura militar impunha.
Como visto esse movimento de reconceituação foi importante para o Serviço Social, pois veio para quebrar os paradigmas d uma época marcada pelo estreitamento da liberdade social, buscando uma nova identidade profissional com ações voltadas para as demandas da classe trabalhadora, passando a ter uma nova visão politica de intervenção e interação.
CBISS: Teorização do Serviço Social
É preciso rever alguns pontos ressaltantes para que haja um entendimento que aconteceu nesse processo de reconceituação, que foi perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Os seminários realizados pelo CBISS foram criados documentos de extrema importância para o esclarecimento e comprovação histórica do Serviço Social. Em relação aos seminários realizados, é preciso destacar os três primeiros ocorridos em Araxá e Teresópolis e Sumaré que buscaram estudar aspectos teóricos e práticos visando alcançar a cientificidade do Serviço Social.
Destaca-se que as discussões nesses seminários surgiram importantes documentos que fizeram a base do entendimento sobre a profissão e as possíveis alternativas de mudança. Se tratando do seminário realizado no Alto da Boa Vista, foram muito importantes para que se desenvolvessem um pensamento crítico dos profissionais de Serviço Social, através de métodos inovadores de expor formas simples que serão capazes de mudar o modo de pensar crítico do povo brasileiro.
Relacionando os dois seminários, observa-se que há uma grande diferença entre ambos, no primeiro documento há falta de foco e no segundo há mais reflexões. Araxá e Teresópolis entram em comum acordo em relação entre o moderno e o tradicional. Já no documento de Sumaré e Alto da Boa vista não ocorreu resultados em relação aos outros dois, pois nenhum obtiveram um final esperando, apenas ideias aceitas razoavelmente melhores que os outros seminários.
Em relação as consequências, os profissionais sofreram torturas, perseguições pelas duas ditaduras, a brasileira e a chinesa, havendo também carência da própria leitura.
Sobre os seminários realizados, principalmente os Encontros Sobre os seminários realizados, principalmente os Encontros Regionais de Teresópolis e Araxá, afirmam-se as mais importantes reflexões, bem como a importância da prática profissional para a sociedade de modo geral. Um dos principais temas abordados nos Seminários é a falsa impressão de que tudo não passa de um esforço desnecessário.
Pela lógica, pode-se dizer que o Serviço Social é uma prática profissional e não uma ciência, desse âmbito recorre das necessidades das sociedade , ou seja, cuida do bem-estar fundamental do homem.
O que se pôde perceber também, foi que a pratica do Serviço Social alcançara resultados mais efetivos a medida que haja com o principio de transdisciplinaridade pelo fato de ser dependente da disciplina de Ciências Humanas. A preocupação destes seminários era a definição metodológica do Serviço Social e fundamentação adequada e sua teoria, porem seu principal objetivo era definir quais as bases teóricas.
Correntes positivistas
É importante o reconhecimento desses profissionais, valorizando como um agente que
...