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Atualidade E Antiguidade

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Por:   •  11/3/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  5.022 Visualizações

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Historia da Educação

1- De que forma o aparecimento da escrita, da moeda, da lei escrita e o nascimento da Polis contribuíram para a superação do mundo mítico? Que papel o filósofo desempenha nesse processo ?

R: Até a criação da escrita, da moeda da lei escrita e da polis, o saber e a pratica da educação encontravam-se vinculados as tradições religiosas recebidas dos ancestrais, já por volta do século VIII a.C o pensamento cientifico começou a se desligar de preocupações míticas e com isso o homem passa a ter uma nova visão do mundo e de si próprio com isso surge os primeiros filósofos que tem o papel de iniciar a problematização e a discussão de uma realidade antes não questionada pelo mito

2- “Com a pratica do atletismo, era todo o velho ideal homérico o valor da emulação da façanha, que passada dos cavalheiros a o Demos. A adoaçao de um modo de vida civil e não mais militar havia com um efeito , trasporto e reduzido esse ideal heróico tão só a o mero plano da competição esportiva “.Com base nessa citação responda as questões seguintes:

a) Com a expressão “Passar dos cavalheiros ao demos “a autora quer indicar a mudança de uma educação aristocrática para outra mas democrática .Explique o que caracteriza uma a outra.

R: A diferença entre as duas educações e que uma e individual e não se tratava de uma educacao para todos a democrática da aos estudantes a possibilidade de aprendizagem baseia-se no estímulo e no exercício do desejo de conhecer e ensinar.

B) O termo valor ai referido e tradução do conceito virtude. Explique que alteração sofreu o significado desse conceito devido a mudança social ocorrida naquele período.

R: Se antes a virtude era ética , aristocrática agora ela e política voltada para o ideal democrático da igual repartição do poder

O conceito de virtude possui, nesse período , o sentido de forca e coragem , na autossuficiência,alcançada quando o indivíduo conseguir afastar-se dos bens materiais e dominar as paixões que trazem intranqüilidade á alma .

3-Explique a afirmação do sofista Protágoras “o homem e a metade de todas as coisas”, situando- a no mundo grego. Estabeleça também comparações com o período heróico .

R: Se o homem é a metade de todas as coisas, então coisa alguma pode ser definida pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar, não deve valer necessariamente em outro, com esse pensamento passa-se então o homem a ter em si a autonomia de determinar o que é certo ou errado. Em paralelo com o período heroico, nota-se que os heróis não eram seres providos de vontade própria, pois como eram escolhidos pelos deuses, eram assim obrigados a viver conforme julgava a vontade daquele que o nomeara, tirando assim seu livre-arbítrio e capacidade de discernir o verdadeiramente certo do errado.

A educação aristocrática era voltada aos jovems de elite de famílias tradicionais da antiga nobreza

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