Avaliação da filosofia
Seminário: Avaliação da filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandagon • 12/10/2014 • Seminário • 1.323 Palavras (6 Páginas) • 595 Visualizações
Fernanda Gonçalves Direito noturno B R.A:14.3804-3
Avaliação de Filosofia.
1) Michel de Montaigne (filósofo e político francês) afirma que o legislador deve levar em conta tanto aspectos naturais quanto culturais na elaboração das leis. Explique como foi o processo de separação - e depois de oposição - ocorrido entre Natureza e Cultura a partir do século XVIII. (Unidade 8, cap. 1 - A Cultura).
A partir do século XVIII, a cultura tornou-se sinônimo da civilização, pois ela passou a significar os resultados da formação e da educação dos seres humanos, esses então eram vistos com uma maior transparência em relação à vida social e política, segundo os pensadores.
Assim, nesse sentido, a cultura aprimorou a natureza humana, pois a educação vigorou em amplo sentido. Portanto, uma pessoa era considerada moralmente virtuosa quando ela fosse culta.
A cultura era tida como uma segunda natureza para os homens, pois a educação em conjunto com os costumes adquiridos na sociedade, era acrescentada a uma natureza primitiva, a qual deveria sofrer alteração e modificação para não tornar-se destrutiva.
Então, de acordo com essa perspectiva, cultura e natureza não se opõem, e uma passa a depender da outra.
Já, o segundo sentido formulado no século XVIII, destaca o início da separação e, posteriormente, a oposição entre natureza e cultura.
O pensador Kant considerava uma diferença essencial entre o homem e a natureza. A natureza segundo Kant, funcionava de acordo com as leis dotadas pela causa e o efeito.
Mas, o homem para Kant possuía em sua essência a liberdade e a razão e por isso, suas ações eram realizadas de acordo com as suas próprias escolhas, em conjunto com seus valores e fins.
Portanto, a natureza foi relacionada à necessidade causal e a cultura então, passou a ser considerada em seu segundo sentido, a relação que os homens socialmente organizados estabelecem contato com o tempo, o espaço e a natureza. Essas são classificadas como relações de transformações e variações, uma vez que variam com o passar do tempo.
2- Montaigne também afirma que se deve considerar a religião dos
habitantes quando se propuser uma lei. Que quer dizer a palavra religião?
Mencione alguns exemplos em que a noção de ligar ou vincular aparece.
(Unidade 8, cap. 2 - A experiência do sagrado).
A palavra religião originou-se do latim assim, originalmente recebe a denominação de Religio. O prefixo Re indica o termo outra vez e o verbo Ligare significa unir, ligar ou vincular. Portanto, a religião é considerada um vínculo e une o mundo profano, a natureza e as divindades.
Em várias culturas esse vínculo é estabelecido quando há a fundação de uma vila, aldeia ou cidade. Dessa forma, um guia religioso é encarregado de traçar figuras geométricas pelo chão e repetir os gestos pelo ar assim, esses dois gestos delimitarão um novo espaço considerado consagrado e sagrado, uma vez que houve a simbolização no solo e no ar. Feito isso, será montado um santuário (templo) e ao seu redor, as moradias da comunidade serão fixadas.
Essa cerimônia descrita é conhecida como ligação fundadora e também, ocorre de maneira similar da religião judaica, pois, Jeová indica a Terra Prometida ao povo, e nela já povoada seria colocada uma Arca da Aliança, para reafirmar o vínculo de união entre Deus e o povo.
No Cristianismo a religião também é vista como um gesto de união porque, através da sacralização e da consagração é estabelecida à ideia de um espaço sagrado.
Portanto, a religião organiza um determinado espaço simbólico e lhe atribui aspectos e valores culturais.
Pode-se concluir que a verdade já está inserida na religião e por isso, não há possibilidade de mudanças e questionamentos.
Fernanda Gonçalves Direito noturno B R.A:14.3804-3
Avaliação de Filosofia.
1) Michel de Montaigne (filósofo e político francês) afirma que o legislador deve levar em conta tanto aspectos naturais quanto culturais na elaboração das leis. Explique como foi o processo de separação - e depois de oposição - ocorrido entre Natureza e Cultura a partir do século XVIII. (Unidade 8, cap. 1 - A Cultura).
A partir do século XVIII, a cultura tornou-se sinônimo da civilização, pois ela passou a significar os resultados da formação e da educação dos seres humanos, esses então
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