Breve Introdução à Sociologia: Evolução e Método
Por: leandrojcs • 1/3/2017 • Ensaio • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 253 Visualizações
Breve Introdução à Sociologia: Evolução e Método
-Auguste Comte (1798-1857)-Nasceu em Montpellier.
-Émile Durkheim (1858-1917)- É considerado um dos mais notáveis sociólogos franceses. Obras: A divisão social do trabalho (1893), Montesquieu e Rousseau: précurseurs de La Sociologie (s/d), As regras do método sociológico (1895), Educação e sociologia (1978)
-Karl Heinrich Marx (1818 – 1883)- Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista
-Max Weber (1864-1920)- "Exagerar é a minha profissão". Ela diz muito a respeito de sua figura humana e também da sua obra. O contato apaixonado com os grandes problemas políticos do dia, a busca incansável do conhecimento através de uma erudição sem paralelo nas ciências sociais do Século 20, a intensidade da dedicação à pesquisa e à reflexão metodológica, o ímpeto exacerbado das investidas contra o que lhe parecia errado, estão presentes no mais exagerado grau na sua vida e obra.
Introdução
- Sociologia, ciência moderna. Surgimento, é preciso que tenhamos em mente que ele ocorre em um dado contexto histórico que reflete as consequências do desaparecimento do sistema feudal e da consolidação do sistema capitalista.
Reflexão sobre os fenômenos sociais tem uma longa tradição, muito anterior ao surgimento da Sociologia como ciência.
Toda ciência tem como principal objetivo explicar a realidade com base na observação sistemática dos fatos. Explicar o que acontece na sociedade.
Sociologos, participantes, uma vez que se preocuparam com o curso provável dos acontecimentos sociais, com a direção do desenvolvimento, enfim, preocuparam-se com o nosso destino como sociedade. Eles mantiveram as ambições intelectuais de fazer do conhecimento sociológico um instrumento da ação.
Os primeiros sociólogos revelaram similaridade em seus estudos, problemas similares, semelhança de situações decorrentes das mudanças na estrutura da sociedade: como a sociedade tinha se desenvolvido, queriam conhecer a ordem desse desenvolvimento, seus estágios e suas forças motrizes, complementa o sociólogo alemão Norbert Elias (1994).
Eles entendiam que à Sociologia, como conhecimento científico, cabia oferecer método e técnicas de pesquisa apropriadas ao seu objeto de estudo.Cabia a ela desvelar as relações sociais existentes entre os diferentes conjuntos de indivíduos ligados por alguma característica compartilhada.
5. ORIGEM DA SOCIOLOGIA
Ciência moderna que surgiu no final do século 19.
A modificação radical nas concepções da vida social e nas atitudes humanas, em virtude do surgimento do capitalismo industrial, é uma característica que marca a diferença no teor das preocupações com a sociedade.
crescente convicção de que os métodos das ciências naturais deveriam e poderiam ser estendidos ao estudo das questões humanas, ou seja, que os fenômenos humanos poderiam ser classificados e medidos.
Essas questões estimularam a busca de novas formas para analisar a sociedade. Os fenômenos sociais passaram a ser entendidos, então, como algo dotado de forças sociais próprias, dependentes das ações humanas.
Levantamentosocial surgiu de uma nova concepção dos problemas sociais e, também, foi influenciado pelas possibilidades materiais da sociedade industrial.
Essa modificação de visão constituiu um elemento importante na convicção de que o conhecimento exato poderia ser aplicado à reforma social e, mais tarde, com o controle cada vez mais completo sobre o meio físico, poderia, também, controlar o meio social.
...