COMO MANTER A PRESSÃO SANGUÍNEA
Projeto de pesquisa: COMO MANTER A PRESSÃO SANGUÍNEA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katiely • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 598 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
NCLUSÃO
Observamos que aferir a pressão arterial é um procedimento consideravelmente simples e de fundamental importância para a saúde. Devido a isso, entendemos a necessidade da aferição da PA, para com ela identificar fatores de risco. E também foi notada a influência do exercício sobre a PA, que por sua vez afeta mais PA sistólica, do que as outras.
REFERÊNCIAS
CÓRDOVA, Alfredo. Fisiologia dinâmica. Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro. Cap. 22. Pag. 260-267. 2006.
FAERSTEIN, Eduardo; CHOR, Dóra Chor; GRIEP, Rosane Harter; ALVES, Márcia Guimarães de Mello; WERNECK, Guilherme L.; LOPES, Cláudia S. Aferição da pressão arterial:experiência de treinamento de pessoal econtrole de qualidade no Estudo Pró-Saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(9):1997-2002, set, 2006.
HOLANDA, Heloisa E. M.; MION JR, Décio; PIERIN, Angela M. G. Medida da Pressão Arterial. Critérios Empregados em Artigos Científicos de Periódicos Brasileiros. Arq Bras Cardiol, São Paulo, volume 68 (nº 6), 433-436, 1997.
NETO, Caetano Baptista Neto. Pressão Arterial: Conceito & Técnica.Revista da APCD de São Caetano do Sul - Espelho Clínico - Ano VIII, Nº45, p. 10-11, Ago 2004.
2 Comentários
Para essa prática foram utilizados o esfigmomanômetro e o estetoscópio.
COMO AFERIR A PRESSÃO ARTERIAL
A aferição deve ser realizada na posição sentada e com o braço repousado sobre uma superfície firme. Devemos localizar a artéria braquial e radial por palpação. Depois, colocar o manguito firmemente cerca de 2 cm a 3 cm acima da fossa antecubial, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial. Deve-se manter o braço do paciente na altura do coração.
Para se ter uma aferição mais precisa temos que palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento no nível da pressão sistólica, quando encontrado deve desinflar o manguito rapidamente. Colocar, em seguida, o estetoscópio nos ouvidos, com a curvatura voltada para frente e posicionar a campânula do estetoscópio suavemente sobre a artéria braquial e prosseguir posicionando os olhos no mostrador do manômetro. Deve ser mantido o silêncio para que não ocorra erro. Logo após, inflar o manguito até o nível estimado da pressão arterial. Proceder à deflação, com velocidade lenta. Seguir neste momento, à ausculta dos sons sobre a artéria braquial. Deve-se determinar na ausculta, a pressão sistólica, no momento do aparecimento do primeiro som e a pressão diastólica, no desaparecimento completo dos sons. E registrar os valores das pressões sistólica e diastólica.
Após ter aferido a pressão arterial, dever ser comparados os achados com os valores tidos como normais. Segundo a American Heart Association (AHA) são considerados os seguintes valores:
PRESSÃO SISTÓLICA
PRESSÃO DIASTÓLICA
CLASSIFICAÇÃO
<
...