Ciencias Sociais
Monografias: Ciencias Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leomarbsb • 23/11/2013 • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 251 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação à Distância (CEAD)
Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação (FACNET)
Curso: Administração / Ciências Contábeis – 2ª Série (2º/2013)
Disciplina: Economia
Felipe Augusto Rodrigues de Santana, RA – 9978020316
Layse Oliveira da Silva, RA – 7374576235
Leonardo Lopes da Cruz, RA – 7587739174
Leonardo Ribas Barros de Medeiros, RA – 7701623099
Maria do Socorro Diniz, RA – 7528591526
Mauricio J. Silva, RA – 7528596186
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS)
Economia
TUTOR PRESENCIAL: FABRÍCIO R. PATARELI
Taguatinga-DF, 09 de Outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
O mercado de decidimos explorar é o Turismo (agencia de viagens), um mercado que vem crescendo a cada ano, no ultimo ano o segmento cresceu 13,01% , em comparação com a 2011.
A expectativa do governo para o ano de 2013 e um crescimento de 14,3%, caso isso realmente acontece ira gerar muitos empregos diretos e indiretos, alavancando o mercado das agencias de viagens.
O brasileiro a cada dia tem sido mais exigente quanto se trata de viagem, eles estão sempre a procura de bons preços, ótimos lugares tudo isso agregado a uma boa qualidade. A nossa economia interna ajuda muito na compra de passagens e pacotes, especialidades cada dia mais procurada, isso traz muita facilidade aos turistas.
RELATÓRIO ECONÔMICO
Essa historia começa a ser contada com a primeira agencia de viagens que está registrada no mundo a Cox & Kings, fundada em 1758, mas foi com a aviação comercial que começou a ter destaque. No Brasil teve seu inicio no começo do XX mas precisamente em 1901 com a fundação da primeira agencia de viagens de lá pra cá o mercado evoluiu muito, hoje as agencias de viagens são usadas não só para o turismo, as facilidades que elas trazem fazem que empresas contratem os seu serviços para a emissão de passagens e hospedagem. A evolução da tecnologia, mais especificamente a internet ajudou a divulgar os seus serviços e mais frequentemente vermos agencias investindo em sites e promoções atrativas para os consumidores.
Hoje pode-se fazer uma compra de passagem, hospedagem e serviços adicionais sem sair de casa. Como a economia brasileira vem crescendo isso acende o interesse do brasileiro em explorar o país e o mundo.
Atualmente o turista brasileiro tem procurado muito o turismo interno, um comportamento considerado normal por alguns especialistas do ramo. A influencia dessa escolha traz à tona a vontade de explorar o nosso pais, as cidades mais procuradas são as praianas. Mas claro que depende da badalação, perfil do viajante e até mesmo do evento que está acontecendo, basta lembrar-se dos eventos que o Brasil vai sediar nos próximos anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Na economia as agencias de viagens tem um papel fundamental, basta analisarmos alguns fatores que influenciam o turista na hora de fazer uma viagem ou comprar um pacote. Atualmente temos a influencia do Dólar, a moeda americana e um termômetro que sempre traz benefícios, seja quando ele está em baixa, o que eleva a venda de pacotes para fora do pais, quando ela está em alta aquece o mercado interno das viagens e atrai o turismo “externo”, como citado anteriormente o Brasil vai está no circuito dos grandes eventos. Podemos afirmar que no próximo ano o mercado do turismo vai puxar a economia do Brasil e contribuir para o aumento do PIB.
O acesso a viagens está bem mais acessível do que a alguns anos atrás, hoje temos um publico bem mesclado, as facilidades de pagamento atrai bastante os consumidores, alguns estudos apontam que um brasileiro que ganha até R$3 mil chega a gastar R$147,63, considerado um valor alto para os patrões brasileiros.
Países Mais visitados no Mundo
Abaixo podemos observar os países mais visitados do mundo – apenas os 10 primeiros - contudo essa relação muda de cenário quando avaliamos por países com maiores receitas e despesas.
O Brasil ainda não figura dentre os primeiros, são as informações de 2009, nesse período o Brasil ocupava a 37º colocação, mas esse quadro tende a mudar principalmente com os eventos que estão prestes a acontece.
Para a abertura de uma empresa de turismo temos que arcar com custos fixos como salários, impostos, contratos com prestadoras de serviços. Podemos incluir nesse pacote as contas variáveis, muitas empresas tem cartões corporativos para compras
...