Circulaçao Fetal
Casos: Circulaçao Fetal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biahtinhasilva • 5/5/2014 • 837 Palavras (4 Páginas) • 1.065 Visualizações
CIRCULAÇÃO FETAL
INTRODUÇÃO.
Pesquisar e analisar a maneira com que o sangue do feto é oxigênado, em que local isso ocorre e como é transportado para o restante dos órgãos até o nascimento.
Sistema cardiovascular.
É o primeiro dos grandes sistemas a funcionar no embrião. O coração começa a funcionar no início da quarta sema que o embrião, que cresce rapidamente, não pode mais satisfazer suas necessidades nutricionais e de oxigênio apenas por difusão. Consequentemente é necessário um método eficiente para obter oxigênio e nutrientes do sangue materno e para se livrar de dióxidos de carbono e dos produtos de excreção.
Estruturalmente, não é possível diferenciar os vasos sanguínos primitivos em artérias ou veias, mas eles recebem seus nomes de acordo com seu destino futuro e suas relações com o coração.
Desenvolvimento das veias Associadas ao Coração.
Três pares de veias drenam para o coração tubular de um embrião de 4 semanas de idade.
-As veias vitelinas levam sangue pouco oxigenado do saco itelino.
-As veias umbilicais trazem sangue bem oxigenado das vilosidades cariônicas da placenta embrionária.
- As veias cardinais comuns levam sangue pouco oxigenado do corpo do embrião.
As veias umbilicais correm de ambos os lados do fígado e levam sangue bem oxigenado pela placenta para o seio veneso. Com o desenvolvimento do fígado, as veias umbilicais perdem sua conexão com o coração e deságuam no fígado. A veia umbilical direita desaparece ao final do período embrionário, deixando a veia umbilical esquerda como o vaso que leva sangue oxigenado da placenta para o embrião. A transformação das veias umbilicais pode ser resumida do seguinte modo:
- A veia umbilical direita e a parte caudal da veia umbilical esquerda, entre o fígado e o seio venoso,degeneram.
- A parte caudal persistente da veia esquerda torna-se a veia umbilical, que leva todo o sangue da placenta para o embrião.
- Um grande shunt venoso – o duscto venoso – forma-se dentro do fígado e une a veia umbilical com a veia cava infeior (VCI). O ducto venoso forma uma ligação direta por dentro do fígado, permitindo que a maior parte do sangue vindo da placenta passe diretamete para o coração sem ter que passar pelas redes
capilares do fígado.
- A veia porta se forma de uma rede anastomática constituída pelas veias vitelinas em torno do duodeno.
- A veia cava superio (VCS) forma-se da veia cardinal anterior direita e da veia cardinal comum direita.
Circulçao Fetal e Neonatal
Circulação Fetal
Antes do nascimento, os pulmões nãopermitem trocas gasosas e os vasos pulmonares estão em vasocronstrição. As três estruturas mais importantes da circulação de transição são:
- o ducto venoso
- o forâmen oval
- o ducto arterioso
Sangue altamente oxigenado, rico em nutrientes, volta da placenta pela veia umbilical.
...