Clássico da história da filosofia
Tese: Clássico da história da filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/10/2013 • Tese • 1.386 Palavras (6 Páginas) • 457 Visualizações
1. Entre os períodos Pré-socrático e Clássico da história da filosofia, observamos dois grandes pensadores responsáveis por transformar a mentalidade e a reflexão dos seus contemporâneos e também da posteridade. Levando em consideração a importância desses pensadores, faça uma pesquisa sobre o filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso e sobre o Filósofo Aristóteles. Desenvolva um texto, de 20 a 30 linhas, no qual você deverá atender aos seguintes objetivos:
a. Identificar a principal tese de Heráclito; (1,5 pontos)
b. Caracterizar a importância da filosofia de Aristóteles para o ocidente; (1,5 pontos)
Elabore um texto com cinco parágrafos.
- No primeiro e segundo parágrafos apresente a descoberta da filosofia pré-socrática abordando entre outros a tese de Heráclito e Parmênides;
- No terceiro e quarto parágrafos, apresente o desenvolvimento da filosofia aristotélica abordando o raciocínio lógico para a filosofia;
- No quinto parágrafo, apresente uma conclusão relacionando a descoberta da racionalidade com o raciocínio lógico na história do pensamento ocidental.
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
2. Ao longo da história da filosofia, podemos constatar inúmeras correntes de pensamento construídas para ajudar a humanidade a compreender melhor a sua existência e o mundo em que vivemos. A corrente filosófica fenomenológica tem por objetivo estudar os fenômenos ou um conjunto de fenômenos que se manifestam ou aparecem aos sentidos ou à consciência. Desse modo, faça uma pesquisa sobre a corrente filosófica “Fenomenologia” e sobre a vida e obra de seus principais expoentes. Em seguida elabore uma análise crítica, levando em consideração o item abaixo:
- A teoria defendida pela corrente Fenomenológica e a possibilidade de utilizá-la na atualidade;
Sugestão de fonte para realizar a pesquisa: site http://www.mundodosfilosofos.com.br/
Sua análise deve ser desenvolvida em uma dissertação de 15 a 20 linhas. (3,0 pontos)
A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
3. Faça uma pesquisa na internet sobre os assuntos a seguir. Para cada assunto, procure um texto diferente.
- Questões do conhecimento no pensamento moderno e contemporâneo;
- Qual a diferença entre Ética e Moral?
Procure pesquisar nas seguintes fontes de busca, mas lembramos que você tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes:
- http://www.scielo.br/
- http://www.dominiopublico.gov.br/
- HTTP://www.filosofos.com.br/
Após selecionar os textos/artigos sobre os assuntos indicados, salve-os em seu computador. Faça a leitura e uma sinopse logo após o título do artigo, de no máximo 10 linhas sobre cada um deles. (4,0 pontos)
Resposta: inserir neste espaço a referência do texto pesquisado e a sinopse que você elaborou.
*A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa (acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
Respostas:
1-
Os filósofos pré-socráticos assim chamados pois são os que vieram antes de Sócrates, que foi considerado o divisor de águas na filosofia.
A principal tese de Heráclito de Efésio, considerado o mais importante dos pré-socráticos, era a afirmação de que a realidade está em constante mudança Já o filósofo Parmênides encontrou a teoria do ser e do não ser. Para ele nada pode mudar, só existe o ser, imutável, eterno e único, em oposição ao não ser.
Os escritos de Aristóteles abrangem diversos assuntos como a física, metafísica, poesia, teatro, música, lógica, retórica, governo, ética, biologia, zoologia e seus conceitos.
Foi de Aristóteles o primeiro sistema lógico, que permitiu estabelecer um conjunto de princípios e regras formadas por meio dos quais se tornou possível distinguir as conclusões falsas das exactas. A filosofia aristotélica é dedutiva, defende a perspectiva do concreto, da valorização do sensível porque assim o homem poderia experimentar os dados que lhe servem de guia para seu conhecimento, sistematizado pela lógica.
Há uma crença de que a razão e a racionalidade adquiriu um valor universal e significado no moderno ocidente e que se desenvolveu a partir das ciências, desde as cosmologicas pré-socráticas e da lógica aristolélicas. Com a descoberta da racionalidade o homem passou a buscar explicações para a realidade advindas de mitos para explicações baseadas na observação e no raciocínio lógico.
(consciêcia.org/pre-socraticos)
(pre-socraticos-wikipedia, a enciclopedia livre)
(wikipedia.org/wiki/aristotelicos)
(pucsp.br.biografia aristoteles)
(aristoteles-biografia)
(mundodosfilosofos.com.br/aristoteles)
Filosofonet.wordpress.com/racionalidade)
2-
A corrente filosófica como a fenomenológica defende que o sujeito e objeto são distintos. Fenomenologia é um método de investigação contemporâneo que propõe descrever a realidade como ela se apresenta. Para a fenomenologia nada deve ser presuposto: nem o mundo natural, nem o sendo comum, nem as proposições da ciência, nem as experiências psíquicas. Deve-se colocar “antes” de toda crença e de todo julgamento simplesmente “dado”. A fenomenologia afirma a importância dos fenômenos da consciência os quais devem ser estudados em si mesmos, tudo que podemos saber do mundo, resume-se a estes fenômenos, a esses ideais que existem na mente. Esta corrente filosofica foi iniciada pelo filósofo alemão Edmund Husserl (1859-1938) que pretendeu estabelecer um método de fundamentação da ciência e da filosofia.
A intensionalidade é o conceito fundamental para o fenomenologia pois para o fenomenólogo não existe a consciência pura, mas sempre a consciência de alguma coisa. Conforme Husserl a consciência humana é sempre caracterizada pela intensionalidade, porque ela é sempre a consciência de alguma coisa. Husserl fez a distinção entre a percepção e a intenção. Alguém pode perceber e estar consciente de algo, porém sem intuir seu significado. Este movimento influenciou não só filósofos mas também psicologos, sociologos, pedagogos, sendo utilizado para o estudo do ser humano de forma ampla e criteriosa, investigando as condições de possibilidade do ser que independente das vontades alheias, permanece sendo o instituinte de todo o vir a ser.
(cobra.pages.nom.br/fenomeno.html)
(vestibular1.com.br/revisões/filosofialogica.htlm)
3-
Questões do conhecimento no pensamento moderno e contemporâneo.
No pensamento moderno há o afastamento das correntes arcaicas de pensamentos, assim com o afastamento gradual do tercentrismo, privilegiando o homem no centro do universo. Segundo o filósofo René Descartes (1596-1650) a essência dos corpos é acessível somente pela razão.
No pensamento contemporâneo a ciência ao contrário da introduzida na modernidade tem plena consciência de suas limitações, é convicta de que suas descobertas materiais são limitadas ao conjunto estrutural deste tempo.
(webartigos.com)
(blogspot.com/2008/05/pensamento-filosofico-moderno.html)
Qual a diferença entre Ética e Moral.
Ética (do grego ethos) signjfica modo de ser e moral(do latim mores) significa costumes. A moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento dos homens em sociedade. Estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. A ética é um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem estar social. Ética é o estudo do comportamento humano. Moral é o comportamento entre os indivíduos em relação as regras e dos valores que lhes são propostos. A ética consiste na reflexão a cerca dos valores, moral é a prática dos valores.
(ética e moral publicado 23/11/2008 por Núbia Rosa em webartigos.com)
(jexmen.blogspot.com/2008/03/diferenças-entre-etica-e-moral.html)
(criticanarede.com/fil eticaemoral.html)
...