Com suas palavras explique o Método Socrático
Por: Juliane Leal • 17/5/2016 • Relatório de pesquisa • 422 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL - 1/A
OSASCO - COLÉGIO DESAFIO - OSASCO - SP
1-Com suas palavras explique o Método Socrático
Sócrates não foi apenas um grande nome para filosofia ele também é um divisor de águas para a filosofia. O pós Sócrates é baseada em aspectos mais humanos ele trabalha com as questões existenciais “quem somos nós? ”, “ de onde nós viemos? ”
O método socrático, também conhecido como "maiêutica", é descrito por Sócrates como o "parto de idéias" onde levava ou induzia uma pessoa por ela própria pelo seu próprio raciocínio ao conhecimento ou à solução de sua dúvida e pela ironia levava a pessoa a entrar em contradição tentando depois leva-la a chegar à conclusão de que seu conhecimento é limitado.
Sócrates costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo desta forma opiniões da pessoa, opiniões que ele aparentemente aceitava. Depois por meio de um interrogatório hábil ele desenvolvia as opiniões originais da pessoa mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais, através das consequências contraditórias ou absurdas destas mesmas opiniões e a confessar o erro ou a incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória. Desta forma ele levava o indivíduo à convicção do erro e a ironia.
Ele sempre utilizava uma atitude de dúvida constante, afirmando nada saber.
“ Só sei que nada sei”
Outra característica é a PARRBHÉSIA onde o interlocutor diz o que pensa verdadeiramente sem se preocupar com a opinião dos outros nem com a coerência relativamente à sua opinião inicial, aderindo totalmente ao que é verdadeiro e compromete-se de um modo total com a verdade sendo o caminho para a pratica do bem e da virtude.
2. Por que o pensamento filosófico de Aristóteles se diferencia da filosofia de Platão? Explique:
Aristóteles foi discípulo de Platão desde muito novo ele não concordava com a teoria das ideias de Platão.
Aristóteles é conhecido como o filosofo do realismo ele tenta analisar a realidade considerando o mundo material como algo importante. Ele afirma que as ideias não são assimiladas por todas as pessoas na mesma fonte, pois essa fonte são as experiências e nem todos possuem a mesma experiência.
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para depois a formulação das ideias do mesmo. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível
...