Comentário: "O Que é A Filisofia?" (Nigel Warburton)
Artigo: Comentário: "O Que é A Filisofia?" (Nigel Warburton). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayttamart • 5/5/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 416 Visualizações
UFBA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
MAYTTA MARTINELLI
Comentário: “O que é a filisofia?” (Nigel Warburton)
Grande parte das pessoas, em algum momento da vida, já se questionou sobre o que é a vida, qual o motivo de estarmos aqui, qual o motivo de algumas coisas serem consideradas certas ou erradas. Esses e tantas outras questões relacionadas ao que chamamos de “sentido da vida” são a base da filosofia, sobre a qual, certamente, a maioria dessas pessoas já ouviu falar. Mas, afinal, o que é filosofia?
Nigel Warburton aponta (em “O que é a filosofia?”, do livro Elementos Básicos da Filosofia) que “a filosofia é uma atividade: é um pensar acerca dessas questões” e de crenças que, geralmente, são aceitas acriticamente por nós, cabendo, assim, aos pensadores o papel de analisar, criticar, justificar ou mesmo clarificar conceitos e argumentos de outras pessoas sobre as coisas através de argumentos lógicos embasados numa “mistura de estudos históricos e temáticos”, que permitem que os filósofos progridam, sem cometer erros já cometidos anteriormente e desenvolvendo novas teorias a partir dos erros identificados nos trabalhos de outros filósofos, evitando uma “estagnação” do pensar filosófico.
Entretanto, há quem diga que a filosofia não leva ninguém a lugar algum, uma vez que parece “andar em círculos”, ou debater muito para não chegar a quaisquer conclusões sobre as questões estudadas. Então, vale a pena estudar filosofia? Qual a importância de estudá-la?
Do ponto de vista de que a filosofia não é apenas “aquilo que os filósofos fazem” e que sua significância vai além de seu significado (que é algo bem próximo de “amor pelo saber”), o seu estudo é importante pelo fato de esta “lidar com questões fundamentais acerca do sentido da existência humana”. Ele (o estudo) nos permite analisar criticamente essas questões, além de aumentar consideravelmente a nossa capacidade de argumentação e nos deixar mais abertos a novas ideias ou novas formas de pensamento, o que, consequentemente, nos ajuda a compreender melhor a realidade, a vida e o mundo.
...