Como podemos diferenciar a Filosofia de Heráclito da Filosofia dos Eleatas?
Por: Raran Tavares • 28/3/2016 • Trabalho acadêmico • 554 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
1- Como podemos diferenciar a Filosofia de Heráclito da Filosofia dos Eleatas?
R: Heráclito procura explicar o mundo pelo desenvolvimento da sua natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. Afirma a estrutura contraditória e dinâmica real, sendo assim, dizendo que tudo está em constante modificação, daí a frase: Não no banhamos duas vezes no mesmo rio, ou seja, a água está em constante mudança, movimento. Diz também que o tempo não para.
Em relação a Parmênides, diz que nada muda no mundo, que uma semente pode ser uma árvore, mas uma árvore jamais vai ser uma semente.
Ambos tem pensamentos, perspectivas diferentes em relação ao mundo, as coisas.
2- Que elementos podemos dizer serem comuns entre o Platonismo e o Pitagorismo?
R: Platão concerne na corrente filosófica afirmando que existe uma verdade suprema. Sendo assim ideias das formas de ideias eternas e unitárias, se originando o mundo sensível, onde o objeto de conhecimento se distancia das coisas naturais.
Em relação a Pitágoras, relata o conjunto de dificuldades que comportam o estudo cientifico e sistemático. Criticando o ponto de vista histórico. Defendia a origem distinta da alma e a existência de um pecado original.
Ainda em relação a Platão, agrupou a doutrina em três categorias:
Doutrina de Ideias, onde o objeto de conhecimento se distingue nas coisas naturais;
Doutrina de Superioridade da Sabedoria sobre o saber, que era uma espécie de objeto político para a filosofia.
Doutrina Dialética era o procedimento científico.
3- Diferencie a justiça no sentido geral e específico na Filosofia Aristotélica?
R: A justiça geral é a observância da lei a respeito das normas e legislação instituídas pela polis, que também podemos chamar de justiça legal, existindo também a justiça específica, também chamada de particular. Tem o objetivo de realizar a igualdade entre o sujeito que age e o sujeito que sofre a ação.
4- Qual a diferença entre a Filosofia da Natureza de Epicuro e Demócrito?
R: Trata do conhecimento das primeiras causas e dos princípios do mundo material, chamando-se filosofia natural. Diversamente das disciplinas científicas, que é a ciência, pois não busca uma descrição dos fenômenos da natureza, mas procura chegar a essência antes que possuem corpo, e tem por objetivo formal o ser das coisas corporais.
Epicuro e Demócrito falam do princípio da autoconsciência como sendo elemento central do pensamento Epicurista, que distingue otonismo mecanista de Demócrito, permitindo pensar na liberdade humana, facultando o trânsito da física e ética.
SOPECE
Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco
Trabalho de Filosofia
Alunos: Rinaldo Amaro/1502237
Rarannahan Tavares/1502150
RECIFE
2015
...