Comportamento Fisiológico Na Prova De 400 Metros Rasos
Artigo: Comportamento Fisiológico Na Prova De 400 Metros Rasos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafabeker • 24/7/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 1.555 Visualizações
Modalidade: Atletismo (400m rasos)
Logo no início da prova o SNC atua de forma primordial e essencial, trabalhando com a resposta do estímulo auditivo (tiro) para que os atletas iniciem a prova. Algums atletas tem uma melhor capacidade de captação desse estímulo e conseguem ganhar alguns milésimos de segundos (porém significativos) logo no início da prova. O mecanismo de resposta a um estímulo é composto por uma série de estruturas:
• Receptores sensoriais: recebem o estímulos;
• Fibras nervosas sensitivas: Transmitem os impulsos nervosos aos centros nervosos;
• Centros nervosos: Analisam a informação e elaboram respostas;
• Fibras nervosas motoras: Transmitem a informação dos centros nervosos para os órgãos efetores;
• Órgãos efetores: Executam a reposta.
Nessa atividade o metabolismo anaeróbio (ATP-PC e glicólise) é amplamente predominante no fornecimento energético. No metabolismo anaeróbico láctico, o lactato é o produto final da degradação da molécula de glicose (açúcar) utilizada para a produção de energia (ATP). Isso ocorre porque não há oxigênio (O2) suficiente para que ocorra o sistema de metabolismo aeróbico.
O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.
Para a execução bem sucedida dessa prova o sistema muscular deve ser capaz de utilizar a velocidade, que se caracteriza pela passagem da fase de aceleração para velocidade máxima, também é necessário o uso da força, para que se consiga atingir essa velocidade máxima e mantê-la e por fim a resistência muscular, que será essencial para que o atleta permaneça pelo maior tempo possível nessa velocidade ou, ao menos, não perca tanta velocidade na execução da prova.
Após a execução dessa prova o sistema Cardiorrespiratório atua na recuperação desse indivíduo, geralmente esses atletas, mesmo sendo velocistas, possuem um alto índice de VO2, explicado pelas cargas de treinos e recuperação pós esforço, onde este sistema desse atuar para distribuir rapidamente O2 para o corpo auxiliando na recuperação.
...