Compreensão dos tipos de eletrificação
Projeto de pesquisa: Compreensão dos tipos de eletrificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/8/2014 • Projeto de pesquisa • 278 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
Colégio Fênix
Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Cursos Técnicos.
Física
Gerador de Van de Graaff
Bárbara Vieira Teixeira
Nº: 043º Ensino Médio
Física
Profº: Milto
Maio – 2013
São Paulo – SP
Colégio Fênix
Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Cursos Técnicos.
FísicaGerador de Van de Graaff
Estudo dirigido para a maior compreensão de tipos de eletrização que este aparelho pode proporcionar e suas propriedades de funcionamento.
Solicitado por:Profº: Milto
Maio – 2013
São Paulo –
Gerador de Van de Graaf
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendentede holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. A máquina foi logo empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas.
Versões pequenas dogerador de van de graff são frequentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizadocom cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.
O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, ummotor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores (comoTeflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externada correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não
...