Conceito De Filosofia
Casos: Conceito De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruno026 • 23/9/2014 • 383 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
A origem da Filosofia
Filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos, que surgiu especificamente na Grécia e depois se espalhou para a cultura europeia ocidental. A palavra filosofia se deu através do filosofo grego Pitágoras, sendo esta composta por duas outras palavras: Philo e Sophia, que significam simultaneamente amizade e sabedoria. Para Pitágoras, o saber era movido pelo desejo de observar, contemplar, analisar e julgar ações e a vida.
Apesar da origem grega da filosofia, não quer dizer que outros povos antigos não desenvolveram o pensamento e formas de conhecimento da natureza e dos seres humanos. Nesse interim, é necessário o reconhecimento da existência de diversas outras sabedorias apesar de não serem consideradas filosofias, como a sabedoria hindu, chinesa, a dos índios, entre outras.
Através da filosofia, os gregos instituíram para o ocidente europeu as bases e princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, politica, técnica e arte. Ademais, cabe lembrar a influencia da filosofia grega na formação do pensamento e nas instituições das sociedades europeias, além da incorporação desse modo de pensar e agir por outras culturas e sociedades.
A filosofia grega deixou várias contribuições para o pensamento ocidental europeu, tais como: a ideia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais, como exemplo a lei da gravitação; a ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza sejam conhecimentos ao qual o pensamento humano é capaz de alcançar; a ideia de que nosso pensamento é logico ou segue leis lógicas de funcionamento; a ideia de que os seres humanos, por natureza, almejam ao conhecimento verdadeiro, à felicidade e à justiça; e a ideia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários, obedecendo a leis naturais ou podendo ser contingentes e acidentais.
Diante do contexto exposto, conclui-se que a filosofia nasceu e começou a se desenvolver quando o homem começou a se questionar sobre o porquê das coisas e o seu propósito. Ela demonstra, de diferentes modos, que o desejo da verdade pertence à própria natureza do homem, e a razão é um meio para alcançá-lo. Caberia lembrar ainda a importância da influencia da filosofia na sociedade europeia ocidental, onde modificou a cultura, os costumes, e principalmente no modo de pensar e agir daquela sociedade, deixando seu legado para nós até os dias atuais.
...