Contribuição de Durkheim para a sociologia
Tese: Contribuição de Durkheim para a sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rayannels • 18/9/2014 • Tese • 389 Palavras (2 Páginas) • 1.094 Visualizações
1 - Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?
Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia. A educação desempenha uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos. Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidas, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.
2 – Segundo Durkheim, qual é o objetivo de estudo da Sociologia?
Os fatos sociais
3 – Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.
As características do fato social:
• Coercitividade– característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
• Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
• Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
4 – Quais são as sanções que o individuo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.
Sanções legais e sansões espontâneas. Sansões legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente e sansões espontâneas seriam as que surgiriam como consequência de um comportamento não adaptado à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.
5- A escola é um fato social? Justifique sua resposta.
A Escola é um fato social. Por que educação formal e a informal desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas.
...