Sociologia Durkheim
Tese: Sociologia Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rp.c • 17/10/2013 • Tese • 800 Palavras (4 Páginas) • 657 Visualizações
Sociologia
A sociologia estuda o comportamento dos seres humanos, a forma que eles vivem e convivem com outras pessoas. O objeto de estudo da sociologia é saber como é a interação entre os indivíduos.
É uma ciência que estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade, ela explora todas as estruturas sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente, e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e na estrutura social. Percebe-se que através dos tempos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o universo.
A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.
O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu curso de Filosofia positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao homem, como a história, a psicologia e a economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.
Durkheim, tentou criar uma ciência independente com método próprio, diferente de Comte.
A idéia fundamental de Durkheim é que indivíduos que participam dos mesmos grupos e da mesma sociedade compartilham valores, crenças e normas coletivas que os mantém integrados. Uma sociedade somente pode funcionar se tais valores, crenças e normas constrangem as atitudes e os comportamentos individuais provocando uma solidariedade básica, que orienta as ações dos indivíduos. Os processos de socialização e internalização individual são responsáveis pela aquisição por parte dos indivíduos de valores, crenças e normas sociais que mantêm os grupos e as sociedades integrados. O controle social reforça o domínio da sociedade sobre os indivíduos.
Para Durkheim, fato social é “toda maneira de agir fixa ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.
As três principais linhas de pensamento dentro da sociologia são:
Positivista-Funcionalista: fundador Auguste Comte e grande contribuido Émile Durkheim.
Sociologia compreensiva: iniciada por Max Weber.
Sociológica dialética: iniciada por Karl Marx.
Contribuições da Sociologia para a Educação
Família
A família forma cidadãos de acordo com as necessidades do sistema. Mas isso é consequência da influência global que deturpa os valores da família. Ela prepara o aluno para a escola; mas a família tem também um papel libertador que pode ser frustrado pela escola, e vice-versa. É importante um diálogo entre a família e a escola no intuito de gerar uma colaboração mútua. A escola ainda tem muito mais a função de reproduzir do que transformar a sociedade. Os alunos são meros repetidores do que os professores dizem. É preciso que haja a participação do aluno
...