TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Convite A Filosofia

Monografias: Convite A Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  988 Visualizações

Página 1 de 2

SÃO POSSIVEIS CIENCIAS HUMANAS?- pág. 345 a 346

A expressão ciências humanas trata-se de uma ciência que têm o ser humano como objeto, e antes do século XIX, era estudada pela filosofia e seguia a ciências da natureza que averiguava por meio de conceitos, métodos, técnicas e analogia e depois do século XIX o homem como objeto científico foi surgido.

O HUMANO COMO OBJETO DE OBSERVAÇÃO – pág. 346 a 348

Sabemos que o ser humano e diferente das coisas naturais, e este pensamento é bem antigo. Dó século XV, ao início do século XX houve um estudo do humano e este estudo começou de três maneiras:

• Primeiro o humanismo, com a ideia de o homem ser o centro do universo.

• Segundo o positivismo, iniciada por Augusto Comte, onde a humanidade atravessa três etapas progressivas: religião, metafísica e teologia para chegar à ciência positiva e Comte propõe um estudo cientifico da sociedade, a sociologia, por ressaltar a ideia do homem como um ser social.

• E por último o historicismo, onde Dilthey insisti na diferença de homem e natureza ou de ciências do espírito e da cultura.

FENOMENOLOGIA, ESTRUTURALISMO E MARXISMO - pág. 348.

“A constituição das ciências humanas como ciências específicas consolidou-se a partir das contribuições de três correntes de pensamento, que, entre os anos 20 e 50 do século passado, provocaram uma ruptura epistemológica e uma revolução científica no campo das humanidades.” (pág. 348)

A CONTRIBUIÇÃO DA FENOMENOLOGIA – pág. 348 a 349

Graças a fenomenologia a ciência humana teve a existência de seus objetos, já que permitiu diferenciar uma realidade da outra, ou melhor, ela permitiu que fosse feita a diferença rigorosa da natureza com o homem.

A contribuição do estruturalismo - pág. 349 a 350

Com o estruturalismo as ciências humanas começaram a criar seus próprios elementos para o estudo de seus objetos, sem precisar das explicações mecânicas de causa e efeito, e sem abandonar a ideia de testar para comprovar (lei cientifica). A concepção estruturalista tem a ideia de que o ser humano tem vários elementos e são estudados segundos princípios internos dele mesmo, ou seja, suas características.

A contribuição do marxismo – pág. 350 a 351

Com o marxismo a ciência humana pode compreender o plano psicológico e o social do ser humano, já que ele levou a entender que os fatos humanos são bem antigos, entre o homem com a natureza, tudo pela luta da sobrevivência, começando assim as primeiras instituições sociais. Portanto, de acordo com o marxismo, os fatos humanos são instituições sociais e históricas produzidas pela condição objetiva.

Os campos de estudo das ciências humanas – pág. 351 a 353

Pelos campos de investigação as ciências humanas são distribuídas por alguns ramos, definidos pela particularidade crescente de seus objetos e métodos. Podemos dizer que estes campos são: psicologia, sociologia, econômica, antropologia, história, linguística e psicanálise e quando trabalham juntos tendem a ter resultados mais completos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com