FICHAMENTO CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
Monografias: FICHAMENTO CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izamayanne • 6/11/2013 • 330 Palavras (2 Páginas) • 5.258 Visualizações
“Uma simples pergunta contém, silenciosamente, várias crenças não questionadas por nós”. (pg.1)
“Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais, óbvias”. (pg. 2)
“A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber”. (pg. 3)
“Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a adotar o que chamamos de atitude filosófica”. (pg. 3)
A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico”. (pg.3)
“A Filosofia se realiza como reflexão”. (pg.5)
“Não somos, somente seres pensantes, somos também seres que agem no mundo, que se relacionam com os outros seres humanos, com os animais, as plantas, as coisas, os fatos e acontecimentos, e exprimimos essas relações tanto por meio da linguagem quanto por meio de gestos e ações”. (pág. 5)
“As indagações filosóficas se realizam de modo sistemático”. (pg.5)
A Filosofia volta-se, também, para o estudo da consciência em suas várias modalidades: percepção, imaginação, memória, linguagem, inteligência, experiência, reflexão, comportamento, vontade, desejo e paixões (...)”. (pg.7)
“A Filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a histórica (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando o senso comum já não sabe o que pensar e dizer e as ciências e as artes ainda não sabem o que pensar e dizer”. (pág. 7)
“A Filosofia é a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas indagando o que são, qual sua permanência e qual a necessidade interna que as transforma em outras”. (pg. 7)
“A Filosofia não é Sociologia nem Psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da Sociologia e Psicologia”. (pg. 7)
...