Células Coloração
Por: Wellington Nora Soares • 2/5/2015 • Resenha • 502 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
Atividade 1 – Ciclo 1 – Fundamentos e Métodos de Biologia Animal I
Aluno: Wellington Nora Soares
Invertebrados I: Reino Protista (ou Protoctista)
Características Gerais
Os Protoctistas são seres vivos microscópicos, unicelulares e eucariontes (apresentam núcleo organizado dentro da carioteca). È considerado um reino polifilético, porque todos os seus representantes tem ancestrais distintos. Pertencem a este reino os protozoários (unicelulares) e algas (unicelulares ou pluricelulares). Sua reprodução pode ser do tipo sexuada ou assexuada. A sua locomoção se dá por flagelos, pseudópodes (falsos pés) e cílios. Existem também protozoários sésseis (fixos). A sua nutrição pode ser autotrófica (algas), heterotrófica (Leishmania), mixotrófica ou saprófagos (nutre-se de matéria orgânica em decomposição). Os protoctitas saprófagos apresentam grande importância ecológica, pois ao se alimentarem de matéria orgânica em decomposição garantem a sua reciclagem. Vivem em água salgada, água doce, terra úmida, dentro de outros seres vivos, como a Trichonympha, que vive no intestino dos cupins, axiliando-os na digestão da madeira. Alguns são parasitas e causam doenças graves aos seres humanos. As principais doenças causadas por protozoários são: Malária, toxoplasmose, doença de chagas, giardíase e leishmaniose.
Classificação
Os protozoários são classificados de acordo com as suas estruturas locomotoras e a forma de obtenção de alimentos. Os principais filos dos protozoários são os seguintes:
1 – Filo Rhizopoda (amebas): Locomoção por pseudópodes.
2 – Filo Actinopoda: Apresentam uma cápsula central de quitina (polissacarídeo) por onde saem pseudópodes.
3 – Foraminifera: Apresentam uma carapaça por onde saem pseudópodes.
4 – Apicomplexa: Não apresentam estrutura locomotora.
5 – Zoomastigophora: Locomoção por flagelos.
6 – Cilliophra: Locomoção cílios.
Grupos de Protozoários Parasitas
Dentro dos filos destacam-se algumas espécies de protozoários que provocam doenças em seres humanos. São elas:
1 – Filo Rhizopoda: Entamoeba histolytica (causadora da amebíase).
2 – Filo Cilliophora: Balantidium coli (causador da balantidiose).
3 – Filo Apicomplexa: Toxoplasma (Toxoplasmose) e Plasmodium (Malária).
4 – Filo Zoomastigophora: Trypanossoma (Doença de chagas), Trichomonas (Tricomoniáse), Giardia (Giardiase) e Leishmania (Leishmaniose).
Estruturas de um protozoário e suas funções
- Macronúcleo: Controla o metabolismo geral.
- Micronúcleo: Reprodução sexuada.
- Cílios: Locomoção e captura de alimentos.
- Vácuolo digestivo: Digestão dos alimentos.
- Vácuolo Contrátil: Eliminar o excesso de água.
Importância Ecológica
Os protoctitas saprófagos apresentam grande importância ecológica, pois ao se alimentarem de matéria orgânica em decomposição garantem a sua reciclagem.
As algas apresentam muitas características do reino Plantae, mas por não formar tecidos verdadeiros, como todas as plantas, foram classificadas como Protoctistas (reino polifilético). São consideradas o “pulmão do mundo” e geram grande parte do oxigênio que respiramos. Podem se associar a fungos formando os liquens, excelentes indicadores de poluição, pois são muito sensíveis aos principais gases causadores de poluição do ar.
...