Desigualdade E Segurança
Trabalho Universitário: Desigualdade E Segurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisandro7 • 10/11/2014 • 307 Palavras (2 Páginas) • 860 Visualizações
Desigualdade e segurança
Realmente, políticos culpam a desigualdade social como principal causa da violência urbana e a “a sociedade pela existência desses marginais, que seriam frutos da exclusão social". Ocorre que este discurso "politicamente correto" não foi capaz de reduzir a violência, haja visto os investimentos governamentais focados na classe mais pobre do país. Há ricos e poderosos que lideram quadrilhas, roubam, traficam e matam muito mais do que as pessoas pobres, mas estes não ficam presos.
A evolução da criminalidade e da violência no Brasil é consequência das leis brandas elaboradas nos parlamentos por políticos permissivos; de uma justiça, burocrata e descompromissada; e da negligência dos poderes de Estado na execução e na aplicação de políticas proativas e recursos em quantidade e qualidade na prestação de serviços de educação, saúde, justiça, segurança pública e mobilidade urbana, entre outras.
A publicação de Wagner diz o que realmente está acontecendo nas cidades brasileiras, o planejamento mal trabalhado faltando diversas coisas, como infraestrutura adequada fazendo com que aja uma desigualdade social e criando uma violência entre ganância do pobre.
Porém, a urbanização sem um devido planejamento tem como consequência vários problemas de ordem social. O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana.
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.) não atinge todas as camadas da população brasileira. É cada vez mais comum o surgimento e ampliação de favelas desprovidas de serviços públicos. Outro agravante são as pessoas que não conseguem obter renda suficiente para ser destinada à habitação, e acabam utilizando as ruas da cidade como espaço de moradia.
...