TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dialética Do Consumismo

Artigos Científicos: Dialética Do Consumismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

CEETEPS – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

ETEC – Escola Técnica de Ilha Solteira – SP

Curso: Ensino Médio

Filosofia

Artigo Científico

Dialética do Consumismo

Grupo: N°

Jefferson A. Carvalho 16

Lucas Danilo S. da Silva 24

Turma: 3° B

Professor: Handerson

Ilha Solteira

Novembro de 2011

DIALÉTICA DO CONSUMISMO

Jefferson A. Carvalho

Lucas Danilo S. da Silva

Resumo

O tema abordado tem como objetivo, retratar o comportamento dos indivíduos em relação ao consumismo, fazendo uma analogia histórica juntamente com os tempos hodiernos, utilizando a dialética para a compreensão e agregando argumentos filosóficos, com base nas teorias de Jean Baudrillard, Theodor W. Adorno, e Karl Marx; relacionando o assunto à suas idéias a respeito do consumo.

A aplicação da dialética consumista estará integrada com a sociedade do consumo, indústria cultural, tipos de consumo, e aspectos que contribuem para a sua formação e de que forma está situada em nossa sociedade.

Palavras-Chaves: Dialética. Consumismo. Sociedade de Consumo. Indústria cultural.

INTRODUÇÃO

Comparando a sociedade contemporânea em relação há outras sociedades, percebemos claramente que houve uma grande transformação, em vários aspectos, principalmente no setor econômico, que é o foco principal do tema abordado. Como estamos em uma cultura industrial fortemente desenvolvida e estimulada, acabamos sendo “fantoches” de um mundo globalizado, onde cada vez mais estamos à mercê do capitalismo. Vivemos numa sociedade do consumismo, onde diferentes indivíduos compram produtos não pela sua função, ou apenas para a necessidade de sobrevivência, mas por um conjunto de valores estéticos, imposto pela publicidade, e pelo poder coercitivo da mídia. Por que compramos algo sem termos a necessidade de usá-lo? Será apenas uma neurótica compulsão ao consumo? Ou são hábitos normais, já que vivemos em uma cultura capitalista?

Para compreendermos melhor esses fatores, chamamos de consumo: o ato do indivíduo de adquirir aquilo que é necessário a sua subsistência e também aquilo que não é indispensável, ao ato do consumo de produtos supérfluos, denominamos consumismo. Devido a estes fatos buscamos elaborar uma síntese, onde tenham uma explicação objetiva do assunto, e procurar estabelecer uma metodologia cientifica, com exemplos hodiernos e relacionando as ideologias dos pensadores: Jean Baudrillard, Karl Marx, e T W. Adorno.

ARGUMENTAÇÃO HISTÓRICA

Desde os primórdios o homem já transformava matéria prima (lã, pedra, madeira, barro, pele de animais, e etc.) em utensílios para sobrevivência. A divisão de tarefas tornava o trabalho coletivo, esse que era totalmente manual e com a ausência de máquinas, nessa época o homem vivia em condições estáveis, pois produzia seu próprio alimento. Segundo Karl Marx, o homem se constitui a partir do seu próprio trabalho, e a sociedade se constitui a partir de suas condições materiais de produção.

Na sociedade feudal a economia baseava-se principalmente na agricultura, e sua produção era feita somente para o consumo local, e não para uma economia que gira ao redor do consumo visando sempre o lucro. Para consumir outros produtos que não se produzia em suas propriedades eram feitas as trocas de produtos e mercadorias. A economia da idade média caracterizou-se ao decorrer das décadas por sua auto-suficiência, e pela inexistência do comércio, porém na baixa idade media com o fim das invasões e o surgimento de novas técnicas agrícolas foi possível a comercialização do excedente de produção.

Após esse período agrário idealizou-se uma nova sociedade e cultura, a modernidade, que se consolidou com a revolução industrial e o capitalismo, onde no modo de produção houve a substituição do homem pelas máquinas. Com utilização das máquinas e expansão do capitalismo no mundo, iniciou-se um consumo massivo de bens e serviços, graça a elevada produção dos mesmos. Assim as indústrias iniciaram a produção em massa, devido ao aumento de compra de produtos, esse fato levou as indústrias a passar por uma grande transformação estrutural, implantando máquinas de alta tecnologia e desempenho, para atender as necessidades do consumidor.

DIALÉTICA DE CONSUMO

A relação dialética de consumo está no sentido de que não depende da vontade dos sujeitos para existir; ela existirá mesmo contra a vontade dos mesmos, uma vez que sem acesso ao consumo, no mundo atual, a vida se torna impossível ou praticamente impossibilitada.

Como fundamento da teorização sobre a relação dialética de consumo, o consumo aumentou devido ao crescimento populacional e aumento na produção. Fazendo uma relação geral da produção com a distribuição, troca e consumo, Marx afirma: “A produção é, pois, imediatamente consumo; o consumo é, imediatamente, produção (MARX, Karl. Para a Crítica da Economia Política)

O consumidor, para desempenhar o papel social como consumidor, precisa de dinheiro para comprar produtos e serviços no mercado de consumo. Para tanto, precisa desempenhar, antes de tudo, o papel de trabalhador, de modo que possa vender a sua força de trabalho em troca de dinheiro, produzindo produtos e serviços que serão vendidos, pelo empregador no mercado, e consumidos pela população em geral, em outras palavras “É o próprio trabalhador quem produz e quem consome a riqueza produzida” (Cfe. HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem, p. 1560)

O equilíbrio está, portanto, na quantidade de dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com