TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisão do trabalho e manufatura

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 12  

Divisão do trabalho e manufatura  

         O presente texto está divido em 5 partes sendo a primeira relacionada sobre a dupla origem da manufatura, a segunda o trabalhador parcial e sua ferramenta, a terceira refere-se as duas formas fundamentais da manufatura-manufatura heterogênea e manufatura orgânica,  a quarta Divisão do trabalho na manufatura e divisão do trabalho na sociedade, quinto o caráter capitalista da manufatura. Em sua totalidade |Marx comenta no texto sobre a divisão do trabalho na sociedade capitalista observando o modo de produção e como a divisão do trabalho se dá em manufaturas até o desenvolvimento das indústrias capitalistas.

1- A dupla origem da manufatura

Manufatura surge de dois modos:

1º- Reúne em uma mesma oficina, sobre o controle de um mesmo capitalista, trabalhadores de vários ofícios.  O trabalho era feito em forma de colaboração mútua. (Carruagem) ..... Cooperação que é dado no material humano e de coisas...

  • ( Uma combinação de ofícios independentes que se transformou em diversas operações ) Dessa forma surgiram uma série de outras manufaturas como as de tecidos. O trabalhador se torna exclusivamente responsável pela etapa (512)
  • Divisão do trabalho: o trabalhado continua a trabalhar conforme seu antigo modo de artesanal, mas circunstâncias externas. O trabalho passou a ser dividido em um mesmo local e executado por vários artesões continuamente em uma mesma operação. (O produto social) (pág. 513, pdf)

  Observação: Os trabalhadores passaram a executar as tarefas um do lado do outro.

Ou seja: O modo de surgimento da manufatura, sua formação a partir do artesanato, é portanto duplo. Por um lado, ela parte da combinação de ofícios autônomos e diversos, que são privados de sua autonomia e unilateralizados até o ponto em que passam a constituir meras operações parciais e mutuamente complementares no processo de produção de uma única e mesma mercadoria. (pág. 513, pdf)

  • O trabalho artesanal permanece sendo a base do processo de produção, porem cada trabalhador passa a se dedicar -se exclusivamente a uma função parcial e sua força transformada em algo vitalício dessa função parcial... Cooperação....

2- O trabalhador parcial e sua ferramenta 

O trabalho coletivo é conduzida em mais produção em menos tempo ou seja a força do trabalhador é aumentada.

  • Método- Experiencia e repetição, aperfeiçoamento, concentração, ou seja, desperdício de força.
  • Conhecimentos técnicos transmitidos. Ofícios se tornam hereditários.
  • Usa exemplo do trabalho do Tecelão.... que executa várias tarefas e acaba perdendo tempo. (517)
  • A produtividade do trabalho depende não apenas da virtuosidade do trabalhador, mas também da perfeição de suas ferramentas. A diferenciação dos instrumentos de trabalho, por meio da qual instrumentos de mesmo tipo assumem formas particulares e fixas para cada aplicação útil particular, e sua especialização, que faz com que cada um desses instrumentos especiais só funcione em toda plenitude nas mãos de trabalhadores parciais específicos, caracterizam a Manufatura.
  • O período da manufatura simplifica, melhora e diversifica as ferramentas de trabalho por meio de sua adaptação às funções específicas e exclusivas dos trabalhadores parciais. Com isso, ela cria, ao mesmo tempo, uma das condições materiais da maquinaria, que consiste numa combinação de instrumentos simples. (518)

3. As duas formas fundamentais da manufatura – manufatura heterogênea e

manufatura orgânica  

Por que Marx escreve neste tópico que A manufatura cria uma classe de trabalhadores não qualificados? (528)

        Neste tópico Marx escreve sobre dois tipos de manufaturas a heterogênea e a orgânica.

Heterogênea:  O exemplo utilizado por Marx é a fabricação de relógio, onde as peças são fabricadas isoladamente e são apenas reunidas na mão do trabalhador que vai uni-las e montar o relógio. Nesse caso são artificies que trabalham em casa para um capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com