Divisões Sociais Grécia Antiga
Por: Gabriel Ferraz • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 1.245 Visualizações
Divisão Social Grécia Antiga
Subgrupo 4
Devido a infraestrutura social hierárquica na chamada Grécia Antiga, a sociedade fora marcada pela profunda desigualdade entre as classes. Embora a organização social tivesse pequenas diferenciações à cada cidade-estado, ambas possuíam padrões. As duas principais cidades são Atenas e Esparta.
Introdução
Atenas
Cidadãos Homens livres nascidos nas cidades-estados e proprietários de terras, formavam a aristocracia governante da pólis, detendo boa condição econômica. Conhecidos como Eupátridas em Atenas, eram os únicos que possuíam direitos políticos. As mulheres e crianças não eram considerados cidadãos e, portanto, não podiam participar da vida pública. Formavam a minoria social.
Atenas
Estrangeiros Em Atenas foram conhecidos por Metecos. Eram estrangeiros, e por esse motivo sofriam muita desigualdade. Deviam prestar serviços militares e pagar impostos. Não considerados cidadãos, estavam proibidos de adquirir terras, possuindo apenas alguns direitos. Estava restrita a participação na política.
Atenas
Escravos O sofrimento e extrema pobreza faziam o cotidiano, e normalmente eram pessoas capturadas em guerras. Executavam todos os tipos de tarefas, desde atividades domésticas até trabalhos pesados na agricultura e extração de minérios. A classe fora marcada por diversas revoltas contra o sistema da época.
Esparta
Espartanos Eram os cidadãos de Esparta os homens fortes que prestavam serviços militares. Contando a participação do modelo militar da época, tinham a liberdade. Criadores da hierarquia militar, foram primordiais para a mudança política na época.
Esparta
Periecos Eram os estrangeiros, e geralmente abriam oficinas artesanais ou comércios, havendo a proibição da propriedade rural. Tinham como obrigatório os serviços militares. Não podiam casar com mulheres espartanas, e como em Atenas, sofriam preconceito.
Esparta
Hilotas Servos do governo espartano, tiveram suas vidas marcadas pela miséria. Parecidos com prisioneiros de guerra em Atenas, viviam na escala mais baixa da hierarquia social. Além dos constantes preconceitos, foram a principal fonte de riqueza de nobres e líderes.
Fontes:
• Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/grecia/sociedade_grega.htm> Acesso em: 18 de ago. 2016;
• OLÍMPIO, Guilherme. Disponível em: <http://historcien.blogspot.com.br/2012/08/divisao-social-greciaantiga.html> Acesso em: 18 de ago. 2016;
...