EMMANUEL KANT
Monografias: EMMANUEL KANT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NannyWitch • 20/10/2013 • 486 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
EMMANUEL KANT
Emmanuel Kant nasceu em 22 de abril de 1724 em Königsberg (atual Kaliningrado), na Prússia - antigo estado alemão, ali viveu e morreu, nunca casou-se ou teve filhos. Foi o quarto dos nove filhos de Johann Georg Kant, um artesão fabricante de correias (componente das carroças de então) e da mulher Regina. Nascido numa família protestante (Luterana), teve uma educação austera numa escola pietista (Movimento religioso nascido na Alemanha em fins do século XVII, como reação ao dogmatismo da igreja oficial luterana. O Pietismo defendia a renovação da piedade com base em um retorno subjetivo e individual ao estudo da Bíblia e à oração.), que frequentou graças à intervenção de um pastor. Ele próprio foi um cristão devoto por toda a sua vida.
Era pessoa muito sociável, acreditava que a companhia era boa para a constituição física.
Toda moral de nada serve se for mal utilizada, será que todos os atos morais são realizados por moral mesmo ou seriam colocados em prática por interesse? O ser humano que coloca a moral em prática por interesse pessoal é realmente moral ou seria um ser amoral (amoral é desprovido de moral, enquanto imoral é aquele que age contra a moralidade).
Acreditava que a moral é assunto do coração e não da inteligência, segundo também acreditava Rousseau, deixando assim de ser a moralidade privilégio dos sábios.
Baseou-se, também, em David Hume para concluir que a experiência é sempre concreta e não causa dedução de leis universais.
No raciocínio Kantiano: se uma parte da ciência existe e a outra parte não pode resultar apenas da experiência, é porque ela é o produto de uma síntese operada pelo sujeito do conhecimento a partir de suas sensações. Esse conhecimento não resulta de uma síntese a porteriori que consistia em associar os termos constatados na experiência, mas de uma síntese a priori, isto é, anterior à própria experiência.
Kant pergunta como a realidade reflete a nossa cognição. Ele admitiu que o que conhecemos é determinado pela natureza do nosso aparelho sensorial e cognitivo. Em outras palavras, embora se inicie com a experiência, o conhecimento requer ordenação pela mente humana. E é possível, usando a razão, descrever a estrutura que a experiência deve assumir e assim descobrir verdades universais sobre nosso mundo. Resumindo: Kant observou que toda nossa experiência do mundo é espaço-temporal. Tentou também isolar as categorias de pensamento que nos permitem organizar o material dos sentidos.
Foi fortemente influenciado por Leibniz e Wolf em seu período pré-crítico, onde criou sua célebre hipótese cosmológica da “Nebulosa” para explicar a origem e evolução do nosso sistema solar.
Seu segundo período corresponde ao despertar do “sono dogmático” provocado pelo impacto que teve nele a filosofia de Hume. Afirmou que todo conhecimento começa com toda a experiência, mas não deriva todo da experiência.
Morrera em 12 de fevereiro de 1804, com 80 anos de idade, após prolongada doença que apresentava sintomas semelhantes à Doença de Alzheimer. Já não reconhecia sequer os seus amigos íntimos.
...