ESTUDO DO TEXTO DE ROUSSEAL
Por: Ana Luiza Fonseca • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 826 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
1) Quando um conjunto de questões deixa de ser parte da Filosofia para passar a fazer parte da ciência? Um exemplo dessa situação está dado pelas perguntas sobre a composição dos corpos inorgânicos e orgânicos que no século V A.C faziam parte da Filosofia e hoje são parte da Física e da Química. Para responder leia o texto de Russell. 2 pontos
Questões filosóficas deixam de fazer parte da Filosofia e se tornam Ciência quando ao invés de ser um questionamento até então indefinido e se tornam um conjunto de verdades definitivamente estabelecidas.
2) Dê um exemplo de uma questão que tenha uma resposta clara e definitiva. Dê exemplo de uma questão que não tenha uma resposta clara e definitiva e que faça parte da Filosofia. 2 pontos
QUESTÃO CLARA E DEFINITIVA:
O que causa as marés? As marés oceânicas são causadas pela força de atração da lua sobre a Terra. – Newton
QUESTÃO INDEFINIDA/FILOSÓFICA
Tem o universo alguma unidade de plano ou propósito, ou é ele um concurso fortuito de átomos? Não conseguimos responder, possivelmente porque a questão excede nossas capacidades intelectuais.
3) Quais são as críticas que Russell dirige ao homem prático? 2 pontos
Russell afirma que o homem prático tem uma concepção muito estreita da vida humana. Só considera os bens materiais e não os bens da mente. O homem prático não vai além do círculo estreito dos seus interesses e se priva da possibilidade de contemplar a grandiosidade do Universo e de se admirar pela natureza das coisas. Além disso o homem prático é um homem sitiado, cercado por um mundo externo alheio a seus interesses imediatos, mundo externo que acabará por destruí-lo. “A vida do homem instintivo está fechada dentro do círculo dos seus interesses privados: família e amigos podem ser incluídos, mas o mundo de fora não é considerado, exceto na medida em que pode ajudar ou impedir o que vem dentro do círculo de desejos instintivos. Em tal vida, há algo febril e confinado em comparação com o que vida filosófica tem de calma e livre. O mundo privado de interesses instintivos é um mundo pequeno, colocado no meio de um grande e poderoso mundo que deve, mais cedo ou mais tarde, pôr o nosso mundo privado em ruínas” O homem prático vive sua vida, segundo preconceitos, valore e crenças que nunca se dá o trabalho de examinar.
4) Explique o sentido do seguinte trecho do texto de Russell (Você deve esclarecer esse texto com suas próprias palavras e explicar os conceitos que aparecem nele. Não se trata de copiar o texto) 2 pontos.
“O mundo privado de interesses instintivos é um mundo pequeno, colocado no meio de um grande e poderoso mundo que deve, mais cedo ou mais tarde, pôr o nosso mundo privado em ruínas. A menos que possamos alargar os nossos interesses a ponto de incluir o mundo de fora como um todo permanecemos como uma guarnição numa fortaleza sitiada, sabendo que o inimigo impede a fuga e que a capitulação é inevitável. Em tal vida, não há paz, mas um conflito entre a insistência do desejo e a impotência da vontade. De um modo ou de outro, se a nossa vida deve ser grande e livre, devemos escapar dessa prisão e dessa luta.
...