Economia
Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Antoniabarboza • 21/10/2014 • 715 Palavras (3 Páginas) • 2.369 Visualizações
"A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas."
Sobre a reflexão crítica, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas.
b) A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam.
c) A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos.
d) A Filosofia é um processo de reflexão, um "conhece-te a ti mesmo".
( X ) e) Para a Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer.
ATIVIDADE DA AULA 06
É no conhecimento e por ele que se gera a potencialidade humana como motor da dialética do homem. O objeto da Filosofia seria, assim, o conhecimento considerado em toda sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.
De acordo com o texto, descreva o porque que o conhecimento é considerado em toda a sua amplitude para a Filosofia e para a construção do pensamento cognitivo. (mínimo de linhas 8)
Resposta: O conhecimento é essencialmente de uma só natureza e por mais elementar e grosseiro que seja tem fundamentalmente o mesmo caráter do mais complexo e refinado conhecimento científico. Não há, nenhuma fronteira marcada, nessa complexidade, nem mesmo separação possível, pois o conhecimento científico de hoje será o vulgar de amanhã.
Realmente é o que se verifica no desenvolvimento histórico do pensamento humano logo que o progresso do conhecimento atinge certo nível um retorno reflexível da elaboração cognitiva sobre si mesmo, passando o próprio conhecimento a se fazer do conhecer do objeto. O homem pensante e conhecedor transformando-se em homem agente e inversamente este naquele. É pelo pensamento e conhecimento que constitui e inspira a filosofia é assim que o ser radical que é o homem se determina e delibera sua ação.
ATIVIDADE DA AULA 07
TEXTO I
Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
TEXTO II
Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).
Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre
...