Estudos Da Psicologia
Artigos Científicos: Estudos Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romoal • 8/4/2014 • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 429 Visualizações
1) Sim. Porque os estudos da Psicologia moderna se iniciaram em 1879, quando Wilhelm Wundt (1832-1920), fundou o primeiro laboratório na Universidade de Leipzig, na Alemanha, considerado o primeiro Centro de Psicologia Científica da história.
2) Como sabemos a Psicologia procura até hoje responder questões que foram levantadas há séculos, muito se descobriu mas, ainda há fatos e comportamentos sem uma explicação clara, cada um dos estudiosos em sua área busca encontrar essas explicações, e como existem várias vertentes da Psicologia e uma ligação muito forte com o passado nesta ciência, as questões sem respostas ainda despertam o interesse de muitos.
3) O método científico por meio da observação sistemática dos fatos, da realização de experiências, das deduções lógicas e da formulação de leis científicas, de forma rigorosa, se diferencia das demais formas de obtenção do conhecimento, levando a formulação das teorias científicas. Características da Ciência:
Objeto de estudo específico;
Linguagem rigorosa ou científica;
Usa métodos e técnicas específicas de investigação;
Acumula conhecimento;
Objetividade;
Busca relações de causais;
Permite a previsão de eventos.
4) O que dificulta o resgate dos materiais históricos é:
Dados perdidos ou omitidos;
Informações distorcidas;
Informações obtidas mediante relatos tendenciosos.
5) Atomismo: doutrina filosófica que considera a realidade como matéria e o átomo e a partícula indivisível da matéria. Segundo a doutrina afirma que: as mudanças da realidade explicam-se pela contínua agregação e desagregação de átomos.
Dualismo/dualidade: doutrina que admite a coexistência de dois princípios contrários em si, que busca compreender a realidade e a condição humana: o bem e o mal, o rico e o pobre o corpo e a alma.
Empirismo: doutrina em que o conhecimento provém somente da experiência, e essas formas as ideias, o aprendizado e adquirido pela tentativa e erro.
Racionalismo: doutrina que prioriza a razão como meio de conhecimento e explicação da realidade. Acredita nas ideias e no raciocínio lógico.
6) O pensamento mítico é uma verdade que não precisa de provas, se apoiam em crenças e lendas que tentam explicar a realidade. O pensamento pré-socrático desenvolve uma forma de explicar os acontecimentos observando a realidade natural do mundo que os cercava, sem levarem em consideração as forças sobrenaturais.
7) Sócrates: o homem busca seu autoconhecimento, sua psicologia está voltada para introspecção, ideias com visão dualista (corpo e alma), defende a abordagem racionalista.
Platão: defende em seus estudos sobre conhecimento, política e relações sociais, a alma humana, as ideias estão acima dos sentidos, a contemplação e o raciocínio lógico leva o homem a conhecer a verdade, a alma não depende do corpo e possui a verdade em si mesma, defende a abordagem racionalista.
Aristóteles: resgatou o valor do conhecimento pelos sentidos, dando início a doutrina Empirista, a alma não pode viver sem um corpo.
8) Doutrina mecanicista afirmava que tudo que acontecia deveria ter explicações pelas leis da mecânica que explicava o movimento da matéria. Descartes foi influenciado, pois admirava os relógios mecânicos e os robôs, ele associava com os nervos do corpo humano ao cano do relógio, ele fazia a observação que os movimentos corporais muitas vezes ocorre sem a intenção do indivíduo.
9) O método desenvolvido foi de duvidar de tudo até chegar a certeza das coisas, a capacidade dele de pensar e raciocinar era uma prova que ele existia.
10) Todo conhecimento é derivado da experiência, as ideias tem origem no que é percebido pelos sentidos, a experiência tem duas linhas uma é a sensação e a outra a reflexão.
11) Kant conciliou quando viu que os sentidos quanto a razão eram importantes para a experiência de mundo.
12) Falta de objetividade na definição do elemento: precisa descobrir seu elemento para efetuar análises e sínteses;
Falta de objetividade no método de investigação: estudar esse elemento para que sujeito e objeto não se
...