Etica
Trabalho Escolar: Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicamaia • 2/10/2014 • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 846 Visualizações
Dizer que a Ética surgiu no período áureo da antiga filosofia grega é um pouco simplista.
Na verdade, desde que o ser humano se reconheceu como racional e viu no outro um seu semelhante, a questão ética surgiu. A preocupação com o pensar e agir de modo coerente e de forma a preservar a vida está na própria humanidade.
Evitando, porém, nos alongarmos nessa discussão, lembremos que, antes dos gregos, havia culturas milenares, do médio e extremo orientes, portadoras de grande sabedoria, que já consideravam as questões éticas em seu relacionamento social.
Considerá-los como legítimos “pais fundadores” da Ética é justificado, principalmente porque, pela sua abordagem das questões humanas sob uma forma radicalmente mais racional que seus antecessores, foram determinantes para a separação entre Religião e Filosofia.
Assim, abordada já sob o ponto de vista filosófico, a Ética descola-se das amarras religiosas, ditadas pelos deuses de então, e é vista como decorrente da racionalidade do ser humano.
Verdade, justiça, bondade e honestidade foram temas recorrentes e aprofundados pelos gregos clássicos.
Portanto, embora não sejam os primeiros a tratar de Ética, seguramente os três filósofos contribuíram para seu estudo, importância e aplicação à vida individual e em sociedade.
Conceitos formais e informais
Existem inúmeros conceitos para Ética, de acordo com abordagens mais ou menos acadêmicas.
Vamos ver alguns?
Existem os de tipo erudito:
Outros, um tanto simples e engraçados:
Ainda há os que vão à raiz do termo:
Vamos propor uma síntese dos conceitos apresentados.
.
Simplificando, poderíamos dizer que Ética é o estudo da conduta humana, ou a busca da conduta humana voltada para o bem e para o correto.
E, mais que o estudo simplesmente, a incorporação dos valores éticos decorrentes desse estudo, que deverão passar a integrar a conduta do indivíduo e, por extensão, das sociedades.
Mas o conceito e a prática do bem e do correto não diferem de uma pessoa para outra? De uma nação para outra? De um momento histórico para outro?
Sim. Por isso, há que se estabelecer uma distinção entre Ética e Moral.
ÉTICA MORAL
Princípios Costumes
Adquirida pela reflexão Adquirida no meio em que se vive
Imutável (ou mais resistente à mudança) Mutável (ou mais aberta à mudança)
Valores Práticas
Imposta pelo indivíduo a si mesmo Imposta pela sociedade
Mais abrangente que a moral Decorrente da Ética
Universal Cultural
Se a Ética está intrinsecamente ligada ao outro, então ela se aplica igualmente à sociedade como um todo, visto ser esta composta de muitos “outros” a relacionar-se com um determinado indivíduo.
A lei é, geralmente, preceito de ordem moral e, portanto, costuma se modificar bastante de acordo com o povo que a cria e para a qual ela é orientada. Assim, é da natureza das leis que procurem refletir a Ética, mas elas não são a "Ética em si".
O Estado é um organismo criado e mantido pela sociedade. Assim, em geral ocorre que suas leis, aperfeiçoadas e atualizadas ao longo do tempo, reflitam a preocupação ética.
No caso do Brasil, temos o primeiro grande exemplo em nossa própria Constituição Federal, a lei maior do País.
e saída é importante diferenciarmos dois conceitos que muitas vezes são confundidos: Governo e Administração Pública.
Por governo devemos entender o conjunto dos poderes e instituições públicas, considerado sobretudo pelo "comando" destes. O Governo é quem conduz os negócios públicos, estabelecendo linhas-mestras de atuação.
Já a Administração Pública caracteriza-se pelas funções próprias do Estado e a prática necessária para o cumprimento dessas funções. Assim, é a Administração Pública a executora das atividades visando ao bem comum.
Dessa forma, não cabe à Administração Pública a prática de atos de governo, mas sim de atos administrativos próprios do Estado. Ela é responsável pela execução desses atos, daí por que seus agentes devem primar pela Ética, pois estão agindo em nome de todos em prol da coletividade.
Por isso é também importante conceituarmos "serviço público", nas palavras do mestre Hely Lopes Meirelles:
Princípios da Administração Pública
Repare que cada atividade traz em si, explícita ou implicitamente, um dos princípios da Administração Pública, vale dizer, um item ético.
DEVERES
Atividade Princípio a cumprir
exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo MORALIDADE
ser leal às instituições a que servir MORALIDADE
observar as normas legais
...