Etica de Sócrates
Tese: Etica de Sócrates. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurindo • 29/8/2013 • Tese • 596 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
1. Como você estudou no livro didático, a Filosofia é um tipo de conhecimento radical, racional, indagador, reflexivo, crítico, que procura compreender a totalidade e que tem entre seus objetos de estudo:
• o “ser” (considerado como as coisas que existem em nosso mundo, inclusive o próprio homem);
• o “conhecimento” (que o próprio homem produz).
No seu cotidiano, certamente você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:
• O técnico de futebol - Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...
• Uma pessoa qualquer - Cada um tem a sua filosofia de vida...
• Um político - Quero agora falar da filosofia do meu partido...
Pergunta: você vê semelhanças ou diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima? Explique.
Desenvolva sua resposta em no mínimo 5 e máximo de 10 linhas. (peso 5,0 pontos)
Resposta da Questão 1
A “Filosofia” nas situações apresentadas, ainda que em contextos diferentes, entendo que ilustra o mesmo sentido, que é o “modo” seja de viver, pensar ou agir. Dentro desse entendimento, esta de nada tem a ver com o conceito etimológico da filosofia. No entanto, conforme introdução da unidade 1, a Filosofia possui uma grande diversidade de perspectivas, sendo estas concepções influenciadas tanto pela diversidade de inúmeros contextos, tais como: sócio-político, histórico e cultural, quanto pela rica vivência e experiência. Por fim, ao casarmos a pluralidade da filosofia com as situações apresentadas, acredito que o conceito de “filosofia” é amplo e não possui semelhanças ou diferenças.
2. A ética de Sócrates convoca-nos para uma reflexão sistemática e racional sobre a moral, ao sugerir que cada um investigue o que é a virtude, considerando a própria consciência e autonomia humana. Mas, será que todos os homens refletem sobre os atos morais que praticam?
Desenvolva uma breve dissertação (mínimo de 10 linhas e máximo de 15 linhas) em que você, na introdução, contextualize a importância da reflexão sobre os comportamentos morais que são praticados.
No desenvolvimento, reflita sobre a sua condição moral e racional, enquanto ser humano. Considere, para tanto, a tese de Sócrates: “Conhece a ti mesmo” como fundamento para esta reflexão. Ainda, defenda a idéia de que você pode ser virtuoso desde que, constantemente, reflita sobre os atos morais que pratica; ou, se você preferir, defenda a idéia de que você pode ser virtuoso mesmo sem refletir sobre os atos morais que pratica. Esclareça o que significa ‘reflexão’ e de que modo a reflexão pode auxiliar ou prejudicar a prática de certos atos morais.
Na conclusão, exponha de que modo você e o ser humano em geral podem ser virtuosos. Ou seja, exponha de que modo podemos ser moralmente melhores. (peso 5,0 pontos)
Resposta da Questão 2
Introdução Refletir no contexto da ética de Sócrates consiste na realização do auto exame para investigação
...