Exercício De Filosofia Pagina 273
Trabalho Universitário: Exercício De Filosofia Pagina 273. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: llua125 • 24/8/2014 • 404 Palavras (2 Páginas) • 15.513 Visualizações
Trabalho de filosofia
MENTIRA E DEMOCRACIA- PAGINAM 273
1. Segundo o autor, o que distingue a democracia da autocracia?
Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio), kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo. Ele tem controle absoluto em todos os níveis de governo, sem o consentimento dos governados. O sentido do termo tem uma denotação histórica concreta e política que convergem em muitos pontos.
Autocracia é um termo que denota um tipo particular de governo absolutista, tendo um sentido restrito e outro mais amplo. O restrito e mais exato reporta-se ao grau
máximo de absolutismo na personalização do poder
2. Porque o ideal democrático da transparência é um direito de justiça?
O certo seria ter transparência em tudo, mais no Brasil ou em outro país não é assim, sempre tem corrupção, roubo etc... A transparência seria para que o povo esteja ciente de tudo que os políticos, policiais, justiça faça.
3. Baseando-se no texto acima, critique as “Policias Políticas” do nazismo e do stalinismo mencionadas no capitulo.
Stalinismo e Nazismo- destrói a liberdade, do povo pressionado e aterrorizando as pessoas contra a desistência.
4. A exigência de transparência nos atos políticos não vale para a vida pessoas dos cidadãos, que devem ter garantias de que não ocorrera a invasão do estado á sua privacidade. A partir dessa ideal democrático, discuta com um colega como os governos autocráticos transgridem esse direito.
O direito a plena informação da cidadania, ainda que em certos casos defasados no tempo que são as hipóteses de sigilo por certo período daquilo que é imprescindível a segurança da sociedade e do estado é mais do que um instrumento jurídico necessário para domesticar a por pensão ao realismo do poder do príncipe.
...