FILOSOFIA
Artigo: FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6145 • 29/10/2013 • 412 Palavras (2 Páginas) • 485 Visualizações
2. Leia com atenção o texto abaixo:
"Joana foi obrigada a comparecer diante do tribunal, acusada de cometer uma infração de trânsito da qual era, na verdade, inocente. O juiz fez-lhe a pergunta de praxe: se ela se declarava inocente ou culpada. Eis o dilema de Joana: Ou me declaro inocente ou me declaro culpada. Se me declaro culpada, deverei pagar uma multa por infração que não cometi. Se me declaro inocente, precisarei passar mais um dia inteiro no tribunal. Ou terei de pagar multa por delito que não cometi ou terei que passar outro dia inteiro no tribunal.". (SALMON, 2002, p. 18).
Fonte: SALMON, W. C. Lógica. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
Com base no texto, responda às seguintes perguntas:
O dilema apresentado é raciocínio válido ou inválido?
Quantas proposições há no dilema?
Quantas premissas há no dilema?
Qual a conclusão do dilema?
3. Leia com atenção o diálogo abaixo:
"Sócrates - Asseveramos que não se deve cometer injustiça voluntária em caso nenhum, ou que em alguns casos se deve, e noutros não? Ou que de modo algum é bom nem honroso cometê-la, como tantas vezes no passado conviemos? E é o que acabamos de repetir. Porventura, todas aquelas nossas convenções de antes se entornaram nestes poucos dias e, durante tanto tempo, Critão, velhos como somos, em nossos graves entretenimentos não nos demos conta de que nada diferíamos das crianças? Ou, sem dúvida alguma é como dizíamos, quer o admita a multidão, quer não? Mais: ainda que tenhamos de experimentar momentos quer ainda mais dolorosos, quer mais suaves, o procedimento injusto, em qualquer hipótese, não é sempre, para quem o tem, um mal e uma vergonha? Afirmamos isso ou não?
Critão - Afirmamos.
Sócrates - Logo, jamais se deve proceder contra a justiça.
Critão - Jamais, por certo.
Sócrates - Nem mesmo retribuir a injustiça com a injustiça, como pensa a multidão, pois o procedimento injusto é sempre inadmissível.". (PLATÃO, 2011, p. 8).
Fonte: PLATÃO. Critão. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
Com base no diálogo entre Sócrates e Critão, responda às seguintes perguntas, fundamentando seu ponto de vista de modo argumentativo:
Por que devemos visar comportamentos justos e evitar comportamentos injustos?
R: A virtude da justiça é conceito que deve ser adotado na prática, agindo com justiça diariamente todos podemos condicionar nosso pensamento a um hábito construtivo.
Como a reflexão pode contribuir para a prática de atos justos?
R: Todos os humanos são falhos e imperfeitos, quando agem instintivamente, erram mais, por isso, refletir é forma de corrigir e melhorar as condutas sociais.
...