FILOSOFIA
Monografias: FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANA ALVES • 1/12/2014 • 555 Palavras (3 Páginas) • 815 Visualizações
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Simulado: CCJ0109_SM_201308249624 V.1 javascript:window.close(); Fechar
Aluno(a): ROSEANE LUCAS SILVA ROCHA DE SENA Matrícula: 201308249624
Desempenho: 2,0 de 10,0 Data: 25/09/2014 11:21:22 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201308458733) Pontos: 1,0 / 1,0
Leia a manchete e a seguir que trata da crença numa justiça divina e marque a única opção correta com relação ao pensamento de Platão expresso no Mito de Er. "A justiça divina. O homem costuma avaliar os acontecimentos da vida como castigos divinos. A maioria das pessoas acredita que o ser humano é pecador, e que seus pecados redundam em castigos por parte de Deus. Outra conseqüência desse erro é se acreditar que Deus é cruel e vingativo, e que Ele castiga aos seus filhos. E erro maior ainda é o de se considerar esse castigo eterno em local destinado ao suplício dos pecadores, por toda a eternidade". (Disponível em: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/correio-fraterno /justica-divina.html)
X Para Platão, a justiça se afigura como retributiva no transcendente.
Para Platão, a justiça é a aplicação do imperativo categórico.
Para Platão, a justiça só poderá ser realizada a partir de uma experiência concreta.
Platão compreendeu a justiça a partir da Lei de Talião.
Para Platão, a justiça é uma característica da sofística.
2a Questão (Ref.: 201308397153) Pontos: 0,0 / 1,0
Hobbes apresenta os fundamentos legitimadores do Estado e do soberano a partir de uma concepção fundamental: o homem, egoísta por natureza, vê-se diante da necessidade de abrir mão de liberdades individuais em benefício de um governante, o qual organiza a sociedade, potencializando a vida pacífica entre indivíduos. O contrato social hobbesiano representa a possibilidade de questionamento contínuo sobre o que Carbonnier chamaria, muito tempo depois, de posicionamento da 'affectio' diante da formação da lei. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
X As relações hobbesianas empregam o princípio do que se chamou 'hiperestado estóico', determinando o primado da razão como princípio de organização social e constituição do soberano. Mais que isso, a observação do Direito Natural em Hobbes segue os mesmos parâmetros, buscando fundamento substancial em estágios emocionais compreendidos e constituídos racionalmente como leis, estabelecendo assim a norma como 'affectio' mitigada por parâmetros lógicos.
Hobbes não posiciona a norma diante de condições emocionais da existência humana, entendendo todo o quadro de determinações normativas como meras comunicações da vontade de um governante que carece e independe de discursos legitimadores.
A dimensão estatal do pensamento hobbesiano solicita um suporte popular ativo, derivando disso a 'affectio' para além da consolidação normativa. Coloca-a, de fato, dentro do majoritarismo e da representatividade, característicos da formação de seu Estado.
Hobbes
...