FILOSOFIA
Artigos Científicos: FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juju2200 • 22/12/2014 • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 1.215 Visualizações
1. (UEL – 2007) “Há, porém, algo de fundamentalmente novo na maneira como os Gregos
puseram a serviço do seu problema último – da origem e essência das coisas – as observações
empíricas que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como no modo
de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das
realidades aparentes do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.” Fonte:
JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.
197.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é
correto afirmar:
a) Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o
influxo da religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
b) A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, representando uma nova
forma de pensamento plenamente racional desde as suas origens.
c) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
d) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o
pensamento filosófico necessita do mito para se expressar.
e) O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto
da pesquisa filosófica.
2. (UEL – 2003) Ainda sobre o mesmo tema, é correto afirmar que a filosofia:
a) Surgiu como um discurso teórico, sem embasamento na realidade sensível, e em oposição aos
mitos gregos.
b) Retomou os temas da mitologia grega, mas de forma racional, formulando hipóteses lógicoargumentativas.
c) Reafirmou a aspiração ateísta dos gregos, vetando qualquer prova da existência de alguma
força divina.
d) Desprezou os conhecimentos produzidos por outros povos, graças à supremacia cultural dos
gregos.
e) Estabeleceu-se como um discurso acrítico e teve suas teses endossadas pela força da
tradição.
3. (UFU – 2011/2) Leia o texto e as assertivas abaixo a respeito das relações entre o nascimento
da filosofia e a mitologia.
“O nascimento da filosofia na Grécia é marcado pela passagem da cosmogonia para a
cosmologia. A cosmogonia, típica do pensamento mítico, é descritiva e explica como do caos
surge o cosmos, a partir da geração dos deuses, identificados às forças da natureza. Na
cosmologia, as explicações rompem com a religiosidade: a arché (princípio) não se encontra mais
na ordem do tempo mítico, mas significa princípio teórico, enquanto fundamento de todas as
coisas. Daí a diversidade de escolas filosóficas, dando origem a fundamentações conceituais (e Este conteúdo pertence ao Descomplica. É vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito.
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Filosofia
Monitor: Pedro Ribeiro
02/07/2014
portanto abstratas) muito diferentes entre si”. ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando.
São Paulo: Moderna, 1993, p. 93.
I - Uma corrente de pensamento afirma que houve ruptura completa entre mito e filosofia, tal
corrente é a que defende a tese do milagre grego.
II - Outra corrente de pensamento afirma que não houve ruptura completa entre mito e filosofia,
mas certa continuidade, é a que defende a tese do mito noético.
Assinale a alternativa correta.
a) I é falsa e II verdadeira.
b) I é verdadeira e II falsa.
c) I e II são verdadeiras.
d) I e II são falsas
4. (Unimontes 2011) A passagem da mentalidade mítica para o pensamento racional e filosófico
foi gestada por fatores considerados relevantes para a construção de uma nova mentalidade.
Algumas novidades do período arcaico ajudaram a transformar a visão que o mito oferecia sobre
o mundo e a existência humana. Nesse aspecto, são todos fatores relevantes:
a) a invenção da escrita e da moeda, a lei escrita e a imprensa.
b) a invenção da escrita e do telefone, a lei escrita e o nascimento da pólis.
c) a invenção da escrita e da moeda, a lei escrita e o nascimento da pólis.
d) a invenção da escrita e da religião, a lei escrita e o nascimento da pólis.
5. (UEM 2013) Para Jean Pierre Vernant,
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