FILOSOFIA AP 2
Trabalho Universitário: FILOSOFIA AP 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Basch • 9/9/2014 • 440 Palavras (2 Páginas) • 750 Visualizações
Sócrates
Quais sãos as características do método socrático?
O método socrático, também conhecido como "maiêutica", é descrito por Sócrates como o "parto de idéias". Dar ao indivíduo, através de certos meios, condições de dar à luz a novas idéias e concepções. Era utilizado pro Sócrates para que este pudesse levar o seu interlocutor a conceber pos si só a verdade absoluta ou pelo menos se aproximasse dela, este método, consiste de duas etapas principais:
Primeiro, através de uma dialética, Sócrates induz o indivíduo a expor seus argumentos acerca de determinado assunto. Sendo estes argumentos errados, Sócrates, utilizando-se da ironia, leva o seu interlocutor à aporia, um estágio de "não passagem" onde o interlocutor vê o seus argumentos completamente "destruídos" e acaba por não ter saída para explicar o assunto proposto e assim encontrar a verdade.
À aporia segue-se a segunda etapa do método socrático, marcada pela maiêutica. Após constatar o seu erro, o indivíduo está finalmente pronto para "parir idéias" e é Sócrates quem o ajuda a dar à luz à essas novas idéias.
Platão
Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão?
A teoria das ideias ou teoria das formas é um corpo de conceitos filosóficos criado por Platão, na Grécia Antiga. Esta teoria assevera que a realidade mais fundamental é composta de ideias ou formas abstratas, mas substanciais. Para ele estas ideias ou formas são os únicos objetos passíveis de oferecer verdadeiro conhecimento. A teoria foi desenvolvida em vários de seus diálogos como uma tentativa de resolver o problema dos universais.
Aristóteles
O que é substância?
Segundo o pensador, é o suporte ou substrato pelo qual a matéria se constitui em algo seguindo uma forma.
O que é matéria e forma?
A matéria se define por aquilo que uma coisa existe ou quando algo é feito, por exemplo, a mesa foi feita de pedra, sendo a mesma a principal substância, a pedra é por natureza o fundamento da essência.
Forma é aquilo que faz com que uma coisa seja o que é. É um principio inelegível. É a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécie.
O que é potência e ato?
Potência é a ausência de perfeição ou a capacidade de tornar-se algo e, para isso, precisa da ação de um ser já em ato.
O movimento é a passagem da potência em ato.O movimento é o ato de um ser em potência enquanto tal, é a potência se atualizando.
Santo Agostinho
O que é a teoria da iluminação?
A teoria agostiniana estabelece, que todo conhecimento verdadeiro é o resultado de uma iluminação divina, que possibilita ao homem contemplar as idéias, arquétipos eternos de toda realidade. "
...